"E eis que o véu do santuário se rasgou em dois, de alto a baixo; a terra tremeu, as pedras se fenderam,"
Mateus 27:51
O véu rasgou. No mesmo instante em que Jesus diz "Tetelestai" (João 19:30) o véu do santuário se rasga de alto a baixo. Mas este "rasgar" não tem apenas a demonstração de força e poder de Jesus. Isto rasga o véu espiritual que há em nós. A antiga Lei de ordenanças estava abolida e como roupas velhas o véu é colocado de lado. Com a morte de Jesus todos sacrifícios foram anulados, porque tudo foi cumprido Nele. O rasgar do véu revelou as coisas ocultas da velha dispensação. Agora vivemos a graça! Mais, o propiciatório pôde ser visto, e sobre ele a glória de Deus resplandecia. Foi na morte de Jesus, através dela, que tivemos a revelação mais clara de Deus. Jesus não é Moisés. Não somos como Moisés. Não é necessário mais colocar um véu sobre a face; "E não somos como Moisés, que trazia um véu sobre o rosto, para que os filhos de Israel não contemplassem o resplendor que se desvanecia;" (2 Coríntios 3:13). Foi por meio da morte de Jesus que a cerimônia anual de expiação foi abolida. O sangue da expiação, que todos os anos era aspergido no interior do véu, foi oferecido, de uma única vez, pelo Sumo Sacerdote e, assim, o lugar do rito simbólico teve fim. Nenhum sangue de animal é mais necessário, pois Jesus entrou além do véu com o Seu próprio sangue. Consequentemente o acesso a Deus é estabelecido e permitido, como privilégio, a todo crente em Jesus. Agora sim, podemos vir com ousadia ao trono da graça de Deus (leia Hebreus 4:16). Será que estamos errados ao entender que a abertura do Santo dos Santos, feita de maneira tão maravilhosa por Jesus Cristo, em meio ás Suas palavras finais, foi um prenúncio da abertura dos portões celestiais para todos os santos? Jesus é a chave para o céu! Ele o abre e nenhum homem fecha.
Muitas vezes nos colocamos debaixo de julgos pesados demais para ter acesso a Deus. Colocamos a nossa frente homens e mulheres para para falar, interceder, por nós com Deus. Isso não existe mais, o véu rasgou. Rasgue também o véu que há em seus olhos. Entenda a importância, o maravilhoso privilégio que Jesus nos trouxe. Recorde-se de que antes, homens clamavam a Deus para ter a oportunidade de uma única vez em sua vida entrar no Santo dos Santos. Hoje, temos este direito a qualquer momento. Hoje, quando fechamos nossos olhos, nos colocamos rendidos á Deus e oramos com o coração de portas escancaradas, estamos de fato, no Santo dos Santos.
Ó quão maravilhoso privilégio temos. Falar a Deus sem intermédios, direto ao trono. Ah, quanto mais entendermos este privilégio, esta honra que ganhamos por meio de Jesus, mais rendidos, mais maravilhados e mais espantados ficaremos. É ao entender algo tão maravilhoso que nosso coração estará cada vez mais voltado a querer estar no Santo dos Santos. Largue hoje estas mandingas humanas que mais parecem bolas de ferro presas aos teus pés. Não precisamos de véu, precisamos de um coração voltado para Deus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário