quarta-feira, 12 de abril de 2017

Um ato de memória

"Em verdade vos digo que jamais beberei do fruto da videira, até àquele dia em que o hei de beber, novo, no reino de Deus."
Marcos 14:25

    Os últimos dias de Jesus antes da crucificação foram intensos (como todo seu ministério). Foram nos últimos dias onde muitas parábolas e verdades foram ditas. Foram em seus últimos dias onde Jesus mais nos alertou sobre os tempos do fim. E foi nos últimos dias onde Jesus fez um dos maiores atos de Seu ministério, a ceia do Senhor. Um pão foi simbolizado o corpo de Jesus; "[...]Tomai, comei; isto é o Meu corpo." (Mateus 26:26); e o vinho simbolizou Seu sangue; "[...]Bebei dele todos; porque isto é o meu sangue, o sangue da[nova] aliança,[...]" (Mateus 26:28). 
    Hoje a conhecida comunhão da ceia é muito difundida entre os cristãos do mundo todo. Alguns a fazem semanalmente, outros mensalmente e outros em datas específicas. Quem está correto? Todos! A Ceia é a lembrança do sacrifício de Jesus para remissão de nossos pecados. A quem é permitido cear? O Apóstolo Paulo nos responde: "Por isso, aquele que comer o pão ou beber o cálice do Senhor, indignamente, será réu do corpo e do sangue do Senhor." (1 Coríntios 11:27). 
    Indignamente. Quem então está inapto a fazer tal memória de Jesus? A palavra no original usada por Paulo é "anaxios", que nos traduz além de "indigno" também uma "pessoa inadequada para algo". Até por isto mesmo Paulo nos esclarece logo depois (v. 28) que cada um deve-se avaliar a si mesmo antes de ceiar. 
    Talvez estejamos tão acostumados com os ensinamentos das paredes (doutrinas humanas) que desconsideramos o mais importante, o que é realmente ceiar. Fazemos muito mais como um ato social do que um ato de memória. Agimos muito mais para nos mostrar ser um cristão do que um santo. Nos preocupamos muito mais do que irão achar de nós se recusarmos a ceiar do que Deus irá julgar se fizermos em pecado. Há sim muitos de nós indignos, que a cada nova ceia se torna réu de Deus, traz juízo para si mesmo (1 Coríntios 11:29). Sim, pois indignos somos quando ceiamos com ira, ódio ou rancor de alguém. Somos indignos quando ceiamos sem perdoar a quem nos fez algo. Somos indignos quando não amamos o próximo, quando fofocamos, quando vivemos uma vida de motel em motel. Sim, somos indignos quando de nossos sábios só saem palavrões, maldições e palavras que ferem. Sim, somos indignos porque ceiamos muitas vezes sem nem mesmo nos arrepender de nossos erros, sem pedir o perdão a Deus. Somos sim indignos pois agimos com desprezo pelas pessoas, gananciosos e fraudulentos. Sim, somos indignos pois nos desviamos dia a dia dos caminhos que Jesus nos ensinou. Jesus institui a ceia não para se transformar em mais um ritual espiritual, mas para ser um memorial de Seu sacrifício. 
    Nesta semana não tire do pó apenas o verdadeiro sentido da páscoa, mas também a verdadeira memória de sua ceia. Não coma apenas um pão com um vinho, faça um memorial á Jesus, pois estes, simbolizam tudo que Ele entregou por ti, Seu corpo e Seu sangue. Creia em Jesus para que sua boca abra não para juízo, mas para redenção. Entregue-se a Jesus, e então, um dia, "[...]até àquele dia, em que o hei de beber, novo, no reino de Deus." (Marcos 14:25).





Nenhum comentário:

Postar um comentário