terça-feira, 10 de outubro de 2017

De Lúficer á Satanás. Uma biografia do diabo

"Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado até que se achou iniquidade em ti."
Ezequiel 28:15

   Quem ele é, de onde surgiu e o que ele quer? A bíblia revela quem é o diabo e o mostra como sendo um ser pessoal, espiritual, extremamente poderoso e totalmente maligno. Jesus se refere ao diabo sendo inimigo de Deus (Mt 13:39), homicida (Jo 8:44), pai da mentira (Mc 3:22-23) e príncipe dos demônios. Ele também é chamado de satanás (Zc 3:1), que significa adversário e opositor. Ele possui outros nomes que revelam a sua pessoa. O próprio nome diabo significa caluniador, difamador e acusador (Ap 12:9-10). 
    Contudo, quem é o diabo, como ele surgiu? E por que Deus criaria um ser tão mal e perverso? A bíblia ensina que Deus criou todas as coisas, visíveis e invisíveis (Jo 1:3 - Cl 1:16), e também ensina que tudo o que Ele criou foi bom (Gn 1:31) porém, algo aconteceu que transformou este ser no inimigo de Deus. Esta compreensão temos ao ler Isaías 14:11-15 e Ezequiel 28:11-19. Suas passagens parecem ser sobre humanos mas fica claro de que se refere ao anjo caído (Lc 10:18 - 1Tm 3:6). Lúcifer era de extrema sabedoria, perfeição e beleza, por isso conhecido também como "estrela da manhã". Foi feito como querubim, um anjo de alta hierarquia e provavelmente tinha a liderança de exaltar e colocar os demais anjos a exaltar á Deus (Jó 38:4-7). Até que um dia se achou maldade nele. Devido seu esplendor ele caiu em orgulho e soberba, crendo que poderia estar acima dos anjos e ser como Deus. Foi então que ele chegou ao ponto de crer que poderia ser acima de Deus e ter a glória que é só do Criador (Is 42:8 - 46:9 - Mt 4:10). Por conta disto passou de Lúcifer á Satanás. E neste tempo conseguiu com que outros, 1/3 dos anjos (Ap 12:14), se rebelassem contra Deus (Mt 25:41). 
    Mas como isso é possível? Como o mal pode ter surgido no coração de seres criados por um Deus totalmente Santo? Isto só demonstra como a obra de Deus é extraordinária, afinal, assim como nós, os anjos foram também criados com o direito de tomar decisões morais e reais (Dt 30:19-20). Deus dotou Sua criação de uma natureza tão livre que permitiu até mesmo que se rebelassem (2Pe 2:4 - Jd 1:6). Deus permitiu o mal, mas jamais compactou com ele (Sl 45:6-7 - Tg 1:13-17). E isto fez com que satanás fosse expulso do céu (Lc 10:18). E após a caída de satanás Deus criou um ser que seria a sua própria imagem e glorificaria a Si (2Co 3:18). Deus cria o homem (Gn 1:26-27). 
    E só isto já é a razão para que Satanás odeie o homem. E foi no Éden onde ele agiu pela primeira vez ao fazer com que o fruto proibido trouxesse morte ao homem. Quando satanás questiona Eva, na verdade ele estava sondando o coração dela, e ao ouvir sua resposta o diabo percebe uma vulnerabilidade e então age. No fim com o mesmo pecado ao qual ele foi seduzido, ele seduz o homem a pecar. E Eva peca pois entende que, se seria como Deus, então ela não teria de dar mais satisfações ao Criador. O homem preferiu crer no diabo ao invés de crer em Deus (Rm 6:16). Num primeiro momento parecia que o diabo tinha razão, afinal, Adão e Eva não morreram. Porém, a morte não era física, mas espiritual (Rm 6:23). Com o pecado do homem satanás ganha a posse da terra (Lc 4:5-8). E assim, com o pecado do homem todos nós nascemos pecadores num mundo governado pelo diabo (Gn 8:21 - Jo 12:31 - Rm 5:19 - 1Jo 5:19). 
    Assim, somos tentados todos os dias a atender nossos desejos, e nisso, o diabo colabora muito para que isto aconteça. O diabo não está no inferno agora. Na verdade ele habita na atmosfera regendo seus demônios (Ef 2:1-2 - Ef6:11-12). Ele não está em todos os lugares e não conhece nossos pensamentos. Porém, ele é um ser milenar e conhece a bíblia melhor que todos (Mt 4:6). O diabo raciocina, pensa, aprende e age criando novas formas de deturpar a verdade a fim de que eu e você venhamos a não crer em Deus (2Co 11:3). E mesmo não sabendo o que pensamos, ele conhece nossas inclinações, fraquezas e desejos (1Pe 5:8-9). E apesar de ser muito poderoso ele não pode estar em todos os lugares ao mesmo tempo. 
    Mas então como ele age em todos nós? A ação no ser humano não vem apenas por satanás, mas pelos outros anjos caídos que agora são conhecidos como demônios, onde também há uma hierarquia (Mt 12:43-45 - Mt 17:21 - Cl 2:15). A atuação destes demônios sobre nós é extensa, ela pode ser desde sugestões até a possuir um corpo (1Cr 21:1 - Mc 1:23-26 - Lc 9:38-42 - Lc 22:3). Eles podem causar enfermidades e curá-las (Lc 13:11 - 2Ts 2:9). Eles podem induzir comportamentos e até matar uma pessoa (Mt 8:28 - Mt 16:23 - At 5:3 - At 10:38). E tudo isto preferencialmente de maneira oculta. 
    Mas o que o diabo ganha com tudo isso? Primeiro é preciso lembrar que ele é homicida, odeia o ser humano e tem prazer em causar o sofrimento. Sendo assim, todo seu esforço está em levar a nós para a mesma condenação, o inferno (Ap 20:10). E como ele faz isso? A bíblia é o único livro que revela em sua totalidade quem é o diabo, quem somos nós, quem é Deus e qual é o futuro. Sendo assim, o diabo manipula de todas as formas para que não venhamos a crer na bíblia (2Tm 16-17). 
    Por esta razão o diabo busca fazer com que nós não leiamos a bíblia (Sl 119:160). Caso se leia, fazer com que não se entenda (Jo 5:39). Caso se entenda fazer com que não se creia (Jo 3:36). E caso se creia fazer com que não se viva (Lc 6:49 - Tg 2:26). E para cada estágio haverá uma mentira diferente (Lc 8:11-14). Vai desde ser totalmente oposto da verdade, onde até se nega a existência dele mesmo (Jd 1:4), até as mais perigosas, que são as que apontam uma meia verdade (At 16:17-18 - Gl 1:6-9). Para promover o engano ele apresenta algo ruim com aparência de bom, mas mantém algo ruim com aparência de ruim (Mt 7:15 - Mt 24:24 - Rm 1:29-32). Fazendo assim com que estejamos no caminho errado crendo estar no caminho certo (Pv 16:25). 
    Por causa do pecado nós já estamos numa situação de condenação (Jo 3:18). O trabalho então do diabo é nos manter na condição que já nos encontramos (Mc 16:16 - Jo 3:19). O que ele precisa é nos esconder o amor de Deus e a salvação que vem somente por Jesus Cristo (Jo 3:16 - At 4:12 - Hb 2:14-15 - 1Jo 4:16).





Um comentário: