sexta-feira, 27 de outubro de 2017

Fiel é a palavra de Deus

"Fiel é esta palavra: Se já morremos com Ele, também viveremos com Ele;"
2 Timóteo 2:11

   Por muitas vezes somos tentados a descrer da Palavra de Deus. E nos ajuda o fato de não entendermos, de termos grandes dificuldades a encontrar sentido na graça que vem de Deus. Pois juntamente com o texto em apreço Paulo faz por 4 vezes esta afirmação: "[...]Fiel é esta palavra:[...]"; A primeira diz: "Fiel é a palavra e digna de toda aceitação: que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores[...]" (1 Timóteo 1:15). A segunda diz: "[...]mas a piedade para tudo é proveitosa, porque tem a promessa da vida que agora é e da que há de ser. Fiel é esta palavra e digna de inteira aceitação." (1 Timóteo 4:8-9). A terceira é o texto em apreço. A quarta diz: "Fiel é esta palavra, e quero que, no tocante a estas coisas, faças afirmação, confiadamente, para que os que tem crido em Deus sejam solícitos na prática de boas obras.[...]" (Tito 3:8). Assim estabelecemos uma conexão entre as afirmações. 
    A primeira estabelece a graça gratuita de Deus como fundamento de nossa vida eterna. A segunda revela os 2 tipos de bênçãos que obtemos por meio desta graça salvadora - as temporais e as eternas. A terceira afirmação nos mostra um dos deveres aos quais somos chamados. Somos ordenados a sofrer por Cristo, com a promessa de que, se sofremos, também com Ele reinaremos. E a quarta afirmação nos revela a forma ativa do serviço cristão, ordenando a praticarmos com diligências as boas obras. Assim, temos a raiz da salvação na graça gratuita. Depois, os privilégios desta salvação na vida que agora é, e naquela por vir. Por fim, recebemos os ramos de sofrer por Cristo e servir com Cristo. Talvez tais palavras ainda não lhe façam muito sentido. 
    Talvez, ainda assim, lhe exista pontos de interrogação. E talvez por isto muitos de nós ainda vivemos agindo pela força de nosso braço, buscando um Cristo onde não há entrega e tribulações. Talvez por isso aceitamos que muitas vezes é melhor sofrer por um tempo, ter alguns medos e receios ao viver abundantemente com Jesus, o Messias, o Salvador. Mas que hoje, inicie-se em cada um de nós um processo de entendimento sobre a graça Divina. Ela é gratuita. Quando chegarmos num certo ponto de entendimento, logo no começo, então não temeremos mais as perdas, as tribulações da vida e o sofrer, pois então nos lembraremos: "No amor não existe medo; antes, o perfeito amor lança fora o medo.[...]" (1 João 4:18).





Nenhum comentário:

Postar um comentário