quinta-feira, 26 de outubro de 2017

Uivos da perdição

"Apanhai-me as raposas, as raposinhas, que devastam os vinhedos, porque as nossas vinhas estão em flor."
Cântico dos Cânticos 2:15

   Coloquemos além do texto em apreço outro também: "Eu sei que, depois da minha partida, entre vós penetrarão lobos vorazes, que não pouparão o rebanho." (Atos 20:29). Dois textos muitos semelhantes sobre duas situações um tanto distintas. Venhamos hoje a refletir sobre as raposas e os lobos. São os uivos das nossas perdições. 
    Os lobos ao qual Paulo se refere são os falsos mestres. São aqueles que usam o evangelho apenas para benefício e enriquecimento próprio. Eles se vestem como cristão, falam com cristão, usam as Escrituras, mas não agem como cristãos. Distorcem a verdade ou criam uma nova verdade. Seu intuito não é o de ter cristãos maduros, mas sim, cristãos mortos espiritualmente. Seu objetivo e trabalho não é fazer com que haja conversão de vida e arrependimento de pecados, mas sim, que cada vez mais as pessoas busquem o evangelho atrás de suas próprias paixões e conquistas. E nesse rol dos lobos vende-se de lotes no céu a água do poço ungido. Em seu evangelho do inferno há milagres, mas não há libertação. Estes lobos não alimentam o rebanho, mas sim, se alimentam do rebanho. Tais são mais perigosos do que bestas-feras sem disfarces. 
    As raposinhas são o joio no meio do trigo. Como o próprio Jesus disse, foi plantando pelo próprio inimigo (leia Mateus 13:25). A raposinha vem para nos tirar do caminho da santidade, para vivermos o relativismo, para acharmos que "ser feliz" é o que importa. A raposinha nos indica que podemos levantar a mão para adorar ao Criador e isto não nos condena por também levantarmos a mão em busca de coisas ilícitas. A raposinha faz com que o mesmo que louva a Deus, fofoca e faz intrigas. A raposinha nos faz confundir liberdade com libertinagem. É a raposinha quem diz á mulher que seu corpo, que é templo do Espírito Santo, deve ser esculpido e mostrado em roupas curtas. É a raposinha quem se disfarça e nos diz que podemos ler um texto bíblico ao iniciar o dia e assistir algo com cenas pornográficas á noite. É a raposinha quem nos revela que o evangelho mudou com o tempo, que toda tradição bíblica agora deve ser atualizada. É a raposinha quem nos diz que se beber, que seja sem álcool. É a raposinha quem nos diz que o perdão não deve ser levado tão a sério e o amor ao próximo tem seus limites. É a raposinha quem nos faz sentir orgulho de nós mesmos e nos confronta para que não venhamos a nos humilhar. No fim, as raposinhas só nos transformam mesmo em joio, pois o trigo é colhido, tratado e levado ao Senhor. 
    A quem você segue? Tome cuidado com os lobos. Eles até falam manso, mas seus dentes são afiados para te devorar. Qual é o uivo cicio que você está ouvindo? Tome cuidado, as raposinhas nunca te transformarão em santo. Hoje fuja dos lobos, disperse as raposinhas de sua vida pois no fim, Jesus virá para aqueles que não seguiram lobos e nem ouviram raposas.





Nenhum comentário:

Postar um comentário