"porque, onde está o teu tesouro, ai estará também o teu coração."
Mateus 6:21
Casamento é coisa séria. Não é série de TV. Não é algo que hoje se quer e amanhã se desiste. Casamento não foi feito para se ver se vai dar certo, ele foi criado por Deus para dar certo. Casamento não é como novela que se termina uma hoje, amanhã começa outra. Casamento foi criado para ser santo, sagrado, sem mácula.
Infelizmente, nós seres humanos, seres tão egoístas, estamos dia a dia acabando com uma das maiores criações de Deus. Fazemos hoje casamentos de verdadeiros comércios. Nos preocupamos mais com o banquete da festa do que com o casamento. Pensamos mais sobre como será o sexo do que como será a vida conjugal. Planejamos mais como conquistaremos casa, carro e tantas riquezas no casamento do que como seremos maridos e mulheres melhores. Criamos mais expectativas de obrigações e deveres do cônjuge do que a nossa própria.
Casamento não é resort. Não casamos para sentar á beira de uma piscina e ter todos desejos atendidos. Casamento é construção. O altar é apenas o início da fundação de um grande edifício. E nesta fundação amizade, cumplicidade, fidelidade, companheirismo e amor devem já ser bases muito sólidas.
Mas como sabemos, tudo isto está em ruínas. Se cada casamento ocorrido na última década fosse um edifício numa cidade, hoje veríamos uma cidade devastada e destruída, tamanho o número de divórcios. Aliás, divorcia-se por tudo. É o amor que acabou, são os ideais que não são iguais. É o financeiro que apertou. É o papagaio que se foi. Troca-se casamento como se troca de roupa.
Casamento está cada vez mais parecido com sociedades empresárias. Casa-se, faz-se um contrato nupcial, e tudo que se visa e se busca é a felicidade própria. Não há desejo do outro ser feliz. Não se busca fazer o sonho do outro. É quase como se estivéssemos investindo em alguém para que alcancemos mais facilmente nossos objetivos.
Casamento hoje está muito humano e pouco divino. Não se casa para se ter filhos, se casa para se ter casa, carro e viagens. Ninguém mais quer saber das promessas de Deus para o casamento, mas sim para si próprio.
Infelizmente estamos vivendo estes dias. Tempos e dias onde o casamento virou apenas uma ocasião, algo banal, algo que pode ser esquecido. Perdão e amor não entram mais nos casamentos. Nosso calo é muito grande e dolorido!
E o que o texto em apreço tem a ver com casamento? Ele por si só diz tudo. Não queremos casamento. Ali não está nosso tesouro. Não consideramos casamento algo rico e precioso. Ah, quão bom eram os tempos onde casamento se festejava na casa dos parentes com batatinha no molho. Era simples, mas era verdadeiro.