terça-feira, 25 de julho de 2017

O valor da honra


"Pagai a todos o que lhes é devido: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem respeito, respeito; a quem honra, honra."
Romanos 13:7

    O que vem à sua mente quando você ouve a palavra honra? Aqui algumas perguntas para fomentar sua reflexão: você sabe o que é honra? a quem devemos honrar? você sabe o que isto significa no mundo espiritual e o que atrai para a sua vida e espírito? 
    Infelizmente esse princípio tem sido esquecido em nossa sociedade tão avançada e pós-moderna que até parece que quem deseja mantê-lo se torna uma pessoa antiquada e alienada. Os mais antigos se lembram da honra que era dada a pais, familiares, professores e patrões. Mas é fato de que a palavra honra está caindo em desuso. Contudo, o preço que estamos pagando por isso é muito caro. Vivemos em uma sociedade onde existe os abusos de poder, desmando de líderes, opressão, corrupções, pais desorientados e líderes cristãos que se afastam da prática dos bons valores e da honra. Todavia, isso nos dá o direito de sermos negligentes com o que Deus nos indica? Talvez você não honre porque nunca foi honrado, mas devemos ter o entendimento de que ao honrar obedecemos a Deus e atraímos bênçãos para nossas vidas. Foi como Jesus nos indicou: "honra teu pai e tua mãe" (leia Lucas 18:20). Jesus não nos ensinou a honrar o bom pai ou boa mãe, mas a simplesmente honrar acima de qualquer circunstância. 
    Nosso honrar á pessoas também está diretamente associado à frutificação espiritual (leia Mateus 13:57-58). Também devemos nos ater á Palavra que nos diz para honrar a todos, tratando-os sempre com dignidade (leia Romanos 12:10). Além disso devemos ter em nosso coração a alegria quando outras pessoas forem honradas, deixando de lado a inveja (leia 1 Coríntios 12:26), pois a inveja nos empobrece e nos faz pequenos. Não sejamos como os que não temem a Deus. Honremos. 
    Ao honrar ganhamos dias de vida prolongado. Ao honrar semeamos para sermos honrados futuramente. Ao honrar descaracterizamos o mundo sem honra. Ao honrar cumprimos com uma ordenança de Deus. Ao honrar mostramos nossa própria fidelidade para com a Palavra do Senhor. Ao honrar demonstramos fé de que toda justiça vem de Deus. 
    Por isso, honre. Não deixe de honrar a quem te honra e a quem não te honra. Não permita-se honrar apenas aos que te tratam bem. A medida de sua honra não se deve estabelecer sob o quanto te honram, mas ao quanto Deus te honra. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário