quarta-feira, 19 de julho de 2017

Vida no Espírito

"Em verdade vos digo: entre os nascidos de mulher, ninguém apareceu maior do que João Batista; mas o menor no reino dos céus é maior do que ele."
Mateus 11:11

    João Batista. O homem que cumpriu a profecia: "Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor;[...]" (Isaías 40:3). Nascido para ser o precursor do Messias. Não foi rei nem viveu entre eles. Sua vida foi para que Deus fosse exaltado, as pessoas se arrependessem de seus pecados e Jesus fosse batizado para se iniciar o ministério. Porém, algo nos parece intrigante. Por que Jesus declarou que "entre os nascidos de mulher, ninguém apareceu maior do que João Batista"? Ora, João Batista não fez os grandes feitos de Moisés muito menos levou uma nação inteira para longe da escravidão. Como pode ter sido maior do que Abraão, o pai da fé, que creu e entregou seu próprio filho a Deus, se ele mesmo chegou a duvidar que Jesus era o Messias? Com explicar ser ele maior que Elias, homem que derrotou sozinho 450 profetas de Baal? Como entender João Batista ser maior que Davi, rei que uniu Israel, homem segundo o coração de Deus, que estabeleceu ordem nos cultos a Deus e que trouxe paz ao povo do Senhor? Como pode tal homem ser maior que Isaías, Jeremias ou Ezequiel, profetas honrados do Senhor? E maior que Daniel, homem mui amado do Senhor? Como pode Jesus dizer isto? A palavra nos explica e, se observamos atentamente, Jesus nos dá uma lição eterna. Quando seu pai Zacarias vê o anjo, ele ouve: "Pois ele será grande diante do Senhor, [...] e será cheio do Espírito Santo, já do ventre materno." (Lucas 1:15). 
    Cheio do Espírito Santo. Essa é a base, a única base de todo cristão. É quando somos cheios do Espírito Santo que entendemos quem é Deus. É quando somos cheios do Espírito Santo que nos arrependemos de nossos pecados. É quando somos cheios do Espírito Santo que participamos do ministério de Jesus. É quando somos cheios do Espírito Santo que andamos segundo a verdadeira doutrina. Vida no espírito. Se não abrimos espaço e não nos enchemos do Espírito Santo o que há são cultos cegos, louvores egocêntricos, mundo na igreja, feitos religiosos e obras humanas para glorificar nossa divindade. Se não nos enchemos do Espírito Santo whatsapp, facebook, instagram e todas redes sociais são mais prazerosas do que o Velho e o Novo Testamento. Se não nos enchemos do Espírito Santo somos guias cegos, tolos, hipócritas, cheios de rapinas e intemperanças, sepulcros caiados, afogados em pecados, necessitados não da graça de Deus mas das benesses que o mundo oferece, filhos da ira, com os olhos voltados apenas para o cisco do próximo, fofoqueiros, preguiçosos na oração, querendo multidões ao invés de almas, sempre se alegrando com o mundo, beberrões, viciados, pornográficos e prostitutos, profanadores do altar de Deus, sem mudança de caráter e de conduta. 
    Quer ser santificado? Quer ver a Deus? Encha-se Dele. Seja cheio do Espírito Santo. Quer ser maior que Moisés, Elias, Davi, Daniel e tantos outros? Tenha uma vida no Espírito. Pare de pular de alegria porque você vive no raso com Deus, com essa onda que não bate nem em seu calcanhar. Ezequiel certa vez teve uma visão. Ele foi levado a certo local e passou primeiro por águas que davam nos tornozelos, depois passou por águas que davam nos seus lombos. Até este momento ele decidia sua caminhada. Porém: "e era já um rio que eu não podia atravessar, porque ás águas tinham crescido, águas que se deviam passar a nado, rio pelo qual não se podia passar." (Ezequiel 47:5). Vida no Espírito é isto. Ser cheio do Espírito Santo é isto. Você não decide mais, você entrega até o livre arbítrio. Afinal, quem te leva é o rio do Espírito Santo. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário