quarta-feira, 26 de julho de 2017

Um gole de verdade

"E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito,"
Efésios 5:17

    O álcool está em cada canto de nosso país e do mundo. É visto como algo que dá grande prazer e alegria. É motivo de fotos com sorrisos e mensagens alegres. Quem não pensa nele ao fim do expediente da sexta? Da forma que for, da cerveja ao uísque, quem não inclui ele no seu kit churrasco? O álcool já está em nossa mente como algo bom, de grande prazer e valia. Como não se alegrar nas noitadas com ele!? É a mente da propaganda de televisão, onde o álcool só tem sorrisos, belas garotas semi nuas e uma vida que mais parece a de férias em Ibiza. 
    Porém, esta não é a realidade do álcool. Ainda que tudo esteja estampada em nossa face, tratamos o álcool como nosso bicho de estimação adorável. Estima-se hoje, segundo a OMS, que no Brasil existam 4 milhões de pessoas consideráveis alcoólatras. E esse número pode chegar a impressionantes 10 milhões se considerarmos os alcoólatras que ainda não se deram conta da sua verdade e dizem que bebem apenas socialmente ou para se alegrar em festas. Impressionante é ver que achamos a bebida algo tão bom, mas não nos conscientizamos de que mais de 90% dos casos de agressão física á mulheres vem por homens alcoolizados. Decepcionante é ver que achamos a bebida tão legal, mas não olhamos para o fato de que hoje no Brasil mais de 65% dos acidentes de trânsito com morte são ocasionados por aquela alegre saída para se beber. Dos zilhões de casos que podemos citar, usemos apenas 1 num universo, infelizmente, tão gigantesco. Semana retrasada enquanto um comissário de bordo em São Paulo dormia ao lado de sua esposa dois amigos passavam a noite bebendo. Para infelicidade do comissário enquanto ele ia ao trabalho no começo da madrugada os alegres amigos saiam de sua noitada feliz e conduziam o carro a uma velocidade impressionante. Ao baterem no veículo do comissário, fugiram. O carro pegou fogo e o homem morreu. Os felizes beberrões fugiram. Talvez hoje o álcool ainda seja motivo para você sorrir porque este ou qualquer outro caso semelhante não foi com seu pai, não foi com seu irmão, não foi com seu filho. 
    Poderíamos ser muito mais extensos, mas fiquemos em poucas linhas, assim como a consciência de muitos para o mal que é o álcool. Álcool é droga. Sim, pois como podemos considerar isto bom se só faz mal? Conscientize-se. Mostre onde a bebida traz tanta alegria? Apure quantas vidas foram ceifadas pela morte motivadas pelo álcool. Abra seus olhos para quantas crianças são estrupadas tendo de sentir o cheiro do álcool. Acorde para a realidade de quantas mulheres sofrem abusos e são violentadas com a força do álcool. Pare de sorrir, o álcool causa mais morte hoje do que a Aids. Muitas casas estão destruídas, filhos abandonados, divórcios sendo lavrados porque o álcool entrou nos lares. Pessoas moram hoje na rua por causa do álcool. Alegria do álcool existe? Sim, existe para os milionários produtores que investem cada dia mais para fazer propagandas onde você ache que um dia alcançará a alegria do comercial de TV. 
    Não é ser exagerado ou hipócrita. Mas a cada gole que damos de alegria numa bebida é como se disséssemos "estou nem ai para estes casos". Deus não nos estabeleceu para sermos cheios e movidos pelo álcool. O vazio que há em nós nem toda vodka russa pode encher. Deus nos fez para sermos cheios do Espírito Santo. Alegre-se com Ele, corra para Ele, viva buscando a Ele. Quando nos enchemos do Espírito Santo finalmente encontramos a felicidade que nenhuma propaganda tem.





Nenhum comentário:

Postar um comentário