sexta-feira, 21 de julho de 2017

Medo. Paralisia humana

"Porque Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação."
2 Timóteo 1:7

    O medo é o sentimento mais comum ao ser humano. Tem um poder de defesa mas também um alto poder de destruição. Muitos são os que não vivem os propósitos de Deus por terem medo. Sentimos medo de tudo quanto não conhecemos e não administramos. Sentimos medo de pessoas e circunstâncias. Sentimos medo do desconhecido e do conhecido também. Sentimos medo do mundo real e do ilusório. Sentimos medo das coisas visíveis e das invisíveis. Sentimos medos dos outros e até de nós mesmos. 
    Já no Éden o medo foi presente com o pecado. Depois que Adão e Eva pecaram, tiveram medo de Deus. Esse medo levou-os a se esconderem de Deus e criar mecanismos de fuga. Depois do pecado ao invés de correrem para Deus, correram de Deus. Temeram e fugiram. Em vez de confessarem sua culpa, criaram mecanismos de escape. Em vez de reconhecerem seus erros, começaram a se acusar. 
    O medo é mais que um sentimento, é um espírito que nos paralisa. Nossa vida é rodeada por esse espírito ao qual temos de enfrentar diariamente. Há os que tem medo de morrer. Há os que tem medo de se casar e os que tem medo de ficarem solteiros. Há os que tem medo de terem filhos. Há os que tem medo de doenças. 
    O medo pode ser negativo, mas também pode ser positivo. Pode salvar-nos ou nos matar. Quando o medo é um sinal de alerta diante do perigo, é positivo. Porém, o medo pode nos fazer encolher diante de situação, e isto, nos tirar do que Deus tem para nós. Lembremos dos espias hebreus que tinham uma promessa nas mãos, terra fértil, produtiva, que mana leite e mel, mas tiveram medo diante do que viram e se sentiram como gafanhotos a serem pisados. Perderam a promessa e nenhum deles pisou na terra prometida. 
    Ainda que muitas coisas lhe cause medo, não se apodere deste espírito que só te leva pra baixo. Antes, busque em Deus a resposta. Este medo é positivo ou negativo? Se Deus lhe disser para avançar, avance. Não se permita perder coisas grandes pela paralisia que o medo lhe causa. Nunca olhe para este espírito, antecipe-se sempre olhando para o que Deus tem para você. Se há família como promessa, não temas, lute, avance, desbrave, Deus é contigo e tudo no seu devido tempo irá acontecer. Se Deus tem vida plena para ti, não vire um hipocondríaco, antes continue a batalhar que na hora certa as coisas irão acontecer. Se Deus lhe prometeu coisas que não parecem ser reais, não temas, Deus cria o novo todos os dias para a sua vida e nada Lhe é impossível. Não tenha espírito de covardia, mas tenha vida no espírito. Conecte-se com o Espírito Santo para que seus atos e decisões te levem a vencer o medo e alcançar as promessas, planos e propósitos que Deus tem para sua vida.





Nenhum comentário:

Postar um comentário