quinta-feira, 27 de julho de 2017

Perdão. O selo do amor

"Pela terceira vez Jesus lhe perguntou: Simão, filho de João, tu me amas? Pedro entristeceu-se por Ele lhe ter dito, pela terceira vez: Tu me amas? E respondeu-lhe: Senhor, tu sabes todas as coisas, tu sabes que eu te amo. Jesus lhe disse: Apascenta as minhas ovelhas."
João 21:17

    Perdão é o selo do amor. É a prova maior de que o amor de Deus reina em nós. E o que o texto em apresso tem a ver com perdão? Lembremos. Pedro era um dos mais devotos apóstolos de Cristo. Andou sobre as águas, viu a transfiguração e quando Jesus resolveu estar em certos lugares, fazer milagres, orar, e estar com apenas um número reduzido de pessoas (3 para ser mais objetivo), Pedro era um destes. Porém, tudo isto não foi o suficiente. Em uma noite Pedro afirma a Jesus que com Ele iria até a morte. Mas Jesus lhe advertiu sobre sua traição e ela, com o galo cantando se confirmou. Imaginemos Pedro. Pensemos em sua dor, como sua alma estava após ver que havia traído seu Senhor. Mas Jesus não é como nós. Jesus traz uma riquíssima lição e mostra o que é de fato a oração "e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores;" (Mateus 6:12). Jesus não espera que o traidor corra para o perdão. Ele é amor. E sendo amor Ele leva o perdão. 
    Dentre inúmeras lições de Jesus precisamos destacar: 1- Perdão não é algo que deve ser solicitado. Quem conhece a Deus perdoa independente de ocasião, circunstância, motivação ou qualquer coisa. Quem segue a Jesus simplesmente perdoa; 2- O perdão não vem por nos acharmos superiores, mas por sabermos que ele motiva o crescimento do amor; 3- O que é ofendido não deve viver com a ofensa. Pelo contrário, deve perdoar. Não perdoar e viver com a ofensa só traz raiz de amargura e falta de amor; 4- Perdoar e nunca mais querer a convivência não é perdão de fato. O perdão não deve ser usado como um ato de glorificação de si mesmo ("olha como sou bom"). O perdão é a mão que se dá para levantar o ofensor e levá-lo a novos caminhos do amor. 5- O perdão não é um ato de amnésia. Não iremos nos esquecer do que houve, todavia, o fato nos serve apenas para aprendizagem e de como devemos melhorar como pessoas, quer sejamos o ofensor ou o ofendido. 
    Perdoe. Caminhe no perdão. Lembre-se de que aqueles que não perdoam não são perdoados. Se queremos mostrar Deus ao mundo o perdão é essencial para a vida. Quem não perdoa não ama a Deus. Quem não perdoa se permite se enveredar por caminhos da maldade. Quem não perdoa resseca a própria alma. Perdoe. Aprenda com Jesus. O perdão é a renovação da alma.





Nenhum comentário:

Postar um comentário