quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Cada qual com seus problemas

            “Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em Mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.” (João 16:33). Uma das promessas Divinas mais conhecidas no mundo, mas também uma das mais ignoradas. Dissecar tal versículo e chegar ao seu raso entendimento nos levaria por semanas de reflexões e estudos, porém é importante deixarmos as bases muito bem esclarecidas.
1-      passais por aflições”; Momentos turbulentos na vida todos teremos, e serão muitos. Observe que Jesus usa o plural.
2-      tenhais paz em Mim.”; A paz nos momentos difíceis não virá por um bom emprego, por uma vida estável ou por qualquer outra razão, ela virá somente em Jesus.
3-      mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.”; Interessante porque Jesus disse que venceu o mundo, mas Ele ainda continuava vivo, ainda passaria por mais tribulações e a grande vitória, na cruz, ainda nem havia chegado. Ainda assim, Jesus sabia que a vitória era certa, pois Ele não tinha dúvidas em quem era Seu Pai, Ele não Se questionava, Ele obedecia, Ele entendia os propósitos das tribulações.
            Em muitos momentos da vida passamos por situações deveras complicadas. Perseguições, injúrias e falsas palavras sempre nos levam a nos esquecer da promessa de Deus (leia também Mateus 5:10-11). Quando perdemos um relacionamento, um grande amor, caímos na tentação de achar que a vida se acabou (será que já pensamos que pode ser um livramento?!). Desemprego também sempre nos fazem achar que estamos encrencados. Cada dia que passamos sem uma carteira assinada é um pouco da nossa fé que se vai. Na saúde é onde mais nos jogamos longe de Jesus. Até tentamos nos enganar dizendo crer na cura de Deus, mas basta um exame mais pessimista para jogar uma piscina de água fria em nossas convicções.
            E cá estamos neste mundo. Vivendo pela fé. Lutando e batalhando todos os dias para que nosso mundinho perfeito não desmoronar. Orando e pedindo que não nos venha grandes tribulações. Oração perdida! Se o próprio Deus nos revelou que passaremos por dias maus, então é fato que teremos estes dias ruins, quer sejam brandos ou quer sejam tenebrosos.
            E o que fazer nesta situação? Simples. Não desistir. Crer em Jesus e no todo de Sua promessa. Ter bom ânimo. Não cultivar amarguras nos percalços da vida. Não desacreditar em si e, principalmente, em Deus. Saber de que momentos bons e as alegrias da vida só existem porque passamos pelos momentos ruins, elas são como prêmios pelas nossas lutas.
            Jacó amou Raquel. Trabalhou 7 anos ao seu sogro com a promessa de que ao fim do tempo, teria Raquel por esposa. Ao fim dos 7 anos seu sogro Labão lhe deu a notícia mais inesperada, ele deveria primeiro se casar com Lia, a filha mais velha. Enquanto Raquel era uma mulher formosa e o grande amor de Jacó, Lia não tinha beleza e nem o amor de Jacó. Que perseguição não?! Que notícia estarrecedora?! Como foi vil e cruel este Labão não é mesmo? Jacó teria com certeza mil argumentos para rejeitar Lia e começar uma guerra com Labão. E o que fez Jacó? Trabalhou mais 7 anos á Labão para ter Raquel, seu grande amor.
            Muitas vezes queremos vencer na vida, mas não queremos lutar na vida. Muitas vezes queremos ser servos de Deus, mas não queremos servir á Suas causas. Muitas vezes queremos ter vitórias para contar, mas queremos ficar sentados em casa curtindo uma TV. Não achamos justo a luta por mais 7 anos não é mesmo?! Não queremos aquilo que não amamos, a coisa feia, queremos logo o amor e a beleza.
            O céu está reservado àqueles que batalharam nesta vida. É pelo esforço que conquistamos as coisas. Deus não nos mima, Deus nos ensina, e isso tem muita diferença. As bênçãos de Deus e as vitórias não vem apenas por pedirmos, vem pelo quanto lutamos. Deus não nos poupa de problemas não porque Ele é mau, mas porque Ele é bom. É porque Ele sabe o quanto seremos acrescentados que Ele nos abre as portas das dificuldades. Quem é que algum dia imaginou que Deus era igual ao Silvio Santos com as portas da Esperança?
            Hoje lute, se esforce. Batalhe diante de seus problemas. Não espere pela Raquel sem grande trabalho. Se esforce em conquistar seus alvos. Coloque em sua mente 2 verdades. 1- Você sempre terá lutas; 2- Tenha bom ânimo sempre, afinal Jesus está contigo na batalha;

“Desde os dias de João Batista até agora, o reino dos céus é tomado por esforço, e os que se esforçam se apoderam dele.”

Mateus 11:12



Nenhum comentário:

Postar um comentário