domingo, 1 de novembro de 2015

Feliz halloween?

                Neste último dia 31/10 comemorou-se a festa do Halloween. Conhecido como dia das bruxas esta festa vem ano após ano ganhando mais adeptos. É o dia em que crianças são fantasiadas de bruxinhas inocentes, magos alegres, lobisomens domésticos e vão de casa em casa batendo nas portas para receber sua porção de doce.
                Interessante como a humanidade se julga o ser cósmico mais inteligência de todo universo mas por muitas vezes é ludibriado com um simples doce. “O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento. Porque tu, sacerdote, rejeitaste o conhecimento, também Eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de Mim; visto que te esqueceste da Lei do teu Deus, também Eu me esquecerei de teus filhos.” (Oséias 4:6).
                É sempre de vital importância conhecermos aquilo a que nos envolvemos. Tal festa tem raiz na festa Samhain, a festa dos mortos. O Druidas (magos celtas) acreditavam que nessa noite a janela que separava o mundo dos vivos do mundo dos mortos desaparecia, e as almas dos mortos regressavam numa visita aos lares terrenos. Para manter estes espíritos contentes e afastar os maus espíritos se deixava comida e doces na parte de fora da casa e realizavam rituais como sacrifícios humanos.
                Também no mesmo dia, 31/10, Martinho Lutero com suas 95 teses trouxe a reforma protestante á igreja cristã. Mas como observamos, não houve um grande clamor na nação com crianças fantasiadas de Jesus ou apóstolo levando uma mensagem de Deus de casa em casa.
                Com isto em mãos devemos refletir. Se no natal vamos á cultos e missas comemorar o nascimento de Jesus, nos reunimos em casas para ceiar e celebrar, tudo com cânticos como “O menino nos nasceu” e nos voltamos á Deus em agradecimento, o que fazemos então quando nos vestimos caracterizados para o halloween?
                Muitos crêem não ter ligações perigosas. Muitos acreditam que é se dar muita ênfase a algo tão pequeno. Muitos aceitam como uma comemoração apenas. Muitos resolvem acreditar que os que são contra tal festa é louco e “bitolado”. Agora, pensando bem, se no natal se comemora Cristo, busca Sua presença, qual a presença devemos então crer que estamos buscando quando comemoramos o halloween, o dia das bruxas, a festa dos mortos?
                Àqueles que dizem crer em Deus, em Jesus e no Espírito Santo, não dar nenhum crédito á esta festa é o mesmo que não acreditar tanto assim no natal. Àqueles que acreditam apenas ser mais uma festa interessante talvez seria melhor buscar saber que tipo de festa se está comemorando.
                No dia 31/10, Martinho Lutero, com a graça do Espírito Santo, trouxe a reforma á igreja de Deus. Em suas 95 teses, com a misericórdia de Deus, iniciou-se um processo que caminha até hoje á igreja novamente voltar seus olhos á Jesus e redescobrir quem Ele é. Você conhece as fantasias e os costumes do halloween, você conhece ao menos 1 das teses de Martinho Lutero?
                Jesus ou halloween, a escolha cabe a cada um, simples assim. Vestir suas crianças de bruxinha ou santificá-las em Deus, a escolha é apenas nossa. Indicar a busca por doces ou as verdades de Deus, o caminho nós escolhemos. Apenas para refletirmos. No dia do juízo de Deus, não haverá entre os vivos ninguém vestido com fantasias de halloween, todos, sem exceção, estarão vestidos de branco, o branco da glória de Deus.

“Ai dos que ao mal chamam bem e ao bem, mal; que fazem da escuridade luz e da luz, escuridade; põem o amargo por doce e o doce, por amargo!”

Isaías 5:20



Nenhum comentário:

Postar um comentário