"Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a Ele, meu auxílio e Deus meu."
Salmos 42:5
Muitas vezes vivemos perturbados. As ondas intempestuosas da vida teimam em querer nos levar sempre para debaixo do oceano que são nossos problemas e nos afogar num mar muito salgado de dor. Chega-se a certo ponto onde já não confiamos em nada e em ninguém. Nossas forças se foram, a justiça humana não se faz, o tempo é inimigo e tudo é muito contrário. Tudo parece se convergir para nos levar ao mais profundo do oceano, onde tudo é escuridão. Nosso quarto se torna gelado, nosso travesseiro parece ser de pedra, nossas noites parecem ter apagado o sol e nossos dias parecem não nos dar motivo para sorrir.
É neste tempo onde muitos de nós busca a única alternativa que parece viável, Deus. É quando chegamos no limite humano que Deus se torna a única alternativa. O poço em que estamos é tão profundo que apenas a mão de Deus tem capacidade de chegar onde estamos. E então temos de nos precaver para não cairmos na cilada de achar que tudo ocorrerá do dia para a noite.
Antes de tratar nosso problema, Deus precisa tratar de nós. Certa vez Elias veio ao rei Acabe e lhe avisou que não choveria (por conta do grande pecado do rei). A mando de Deus Elias ficou afastado de todos. Passados 3 anos e meio, sem chuva, todo Israel vivia tempos horríveis (imagine 3 anos e meio sem chuva!). Então Deus ordenou que Elias fosse á Sarepta que lá havia uma viúva a quem ele ajudaria. Chegando Elias viu a viúva e também uma cena terrível. A mesma viúva já tinha em seu coração que ela e seu filho pequeno morreriam. Foi então que Elias lhe disse:"Porque assim diz o Senhor, Deus de Israel: A farinha da tua panela não se acabará, e o azeite da tua botija não faltará, até ao dia em que o Senhor fizer chover sobre a terra." (1 Reis 17:14). Ao fim, a viúva reconheceu quem era Deus (leia esta história - 1 Reis 17:8-24).
Em muitas de nossas calamidades Deus precisa primeiro agir em nós, transformar em nós. Somos muito dados a reconhecer nossos feitos, nossos ganhos, nossa força. Somos fáceis de nos exaltar. Estamos sempre muito perto da linha que diz "eu me viro muito bem sozinho". Basta-nos algo dar certo para darmos o trono a nós mesmos. Mas Deus não nos permite que tempos terríveis nos cheguem por castigo. É que esta é a única forma de entendermos de que Deus é quem está sob nossas vidas. É que só assim conseguimos de fato pisar em nossa alma até chegar ao ponto de rendermos glória e louvor á Deus.
Nos seus dias difíceis recobre á sua alma que Deus está agindo. Entregue a ele o melhor de si, pois Ele já entregou o melhor de Si a nós. Acalme-se. As tempestades irão passar. Fique tranquilo. A terra seca ainda será molhada pela chuva de Deus. Onde havia fome haverá abundância. Onde havia tempestades haverá o sol que aquece o nosso dia. Apenas aquiete sua alma, Deus está no controle.
Nenhum comentário:
Postar um comentário