sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Vencendo o medo

"Então, Ele me disse: A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo."
2 Coríntios 12:9

    O medo é do ser humano. A bíblia contempla muitas histórias de medo. O medo é provocado por diversas situações. Adão e Eva tiveram medo quando pecaram. Jacó temeu quando voltava para ver seu irmão. Elias temeu Jezabel. Davi sentiu medo de perder sua salvação. Isaías temeu por sua vida quando viu a Deus. Jonas ficou com medo de que o povo de Ninive se arrependesse. Pedro teve medo de ser descoberto quando Jesus estava sendo preso. Paulo teve medo quando pediu para Deus lhe tirar seu espinho na carne, assim como quando escreveu suas cartas por temor aos caminhos que as igrejas tomavam. Até mesmo Jesus temeu, no Getsêmani pediu para Deus lhe afastar o cálice de Sua ira. 
    Temos medo. O medo é algo que nos aflige a alma. Alguns tem medo de escuro. Outros tem medo da morte. Há quem tenha medo de falar em público. Mas também há os temores silenciosos. Há também os temores que todos passam algum dia, o do futuro. Basta-nos que algo saia de nossa vista para temermos. Uma mancha num exame de rotina nos causa temor. O medo está a nossa volta. E muitas vezes é mais forte que a própria fé. Aliás, é mais fácil crer no que o medo nos diz do que no que Deus nos diz. 
    Mas o medo não é de todo ruim. "O temor do Senhor é o princípio do saber,[...]" (Provérbios 1:7). Aqui está a chave para vencer o medo que nos faz mal. Temer a Deus! Este temer é diferente. Não nos enjaula, nos liberta. Ele não nos diminui mas nos transforma. Ele não nos tira, mas nos dá. É um temor que não paralisa mas nos faz voar como águia. É um temor onde o amanhã é de Deus. É um temor onde cada passo no escuro tem a luz de Cristo. É um temor onde o discernimento humano atinge o ápice. É um temor onde podemos até viver momentos (momentos!) de calafrio na espinha e umas poucas horas de reflexão temerosa, mas logo somos revigorados pela fé, que é maior que o medo. 
    "Não temas, Eu estou contigo."; Esta é uma das frases mais escritas na bíblia. Todas elas ditas por Deus àqueles que o temiam. O medo nos enfraquece, mas é nas nossas fraquezas que o poder de Deus se aperfeiçoa. É diante nossos medos e nossas carências onde o temor de Deus transforma o fraco em forte, o louco em sábio, o que não era no que existe. 
    Nos seus momentos mais temerosos não temas, Deus é contigo. Faça uma aliança de amor com Jesus. Quando caminhamos com Deus nosso temor logo se transforma.






Nenhum comentário:

Postar um comentário