segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Justiça!

"A isto, respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus."
João 3:3

Jesus já era conhecido. Seus feitos, milagres e maravilhas já causavam grande burburinho no Cinédrio. Os religiosos da época já tramavam Sua morte, buscavam conseguir com que Jesus caísse em algum pecado ou erro contra o governo romano. Mas no meio dos religiosos, alguns mestres viam em Jesus algo diferente. Foi neste contexto que em uma noite Nicodemos se encontrou com Jesus. Então Jesus lhe apresentou o reino de Deus. De fato Jesus deixou esclarecido que nenhum mestre, filósofo, educador, rico ou o que quer que seja tem condições de entrar no reino de Deus sem que haja um novo nascimento.
Nicodemos era um homem íntegro, reto e justo aos olhos humanos. Conhecia da lei de Moisés como poucos. Acreditava que sua vida era muito justa e por isso, carregava consigo a ideia de que estava caminhando pela via certa. E quantas vezes não agimos assim, não acreditamos que somos justos porque não roubamos, não traficamos, não fazemos perversidades? Quantas não são as vezes em que nos achamos justos demais pois fazemos caridades, ajudamos aos pobres e socorremos os necessitados? Quantas vezes não cremos que merecemos o céu, porque somos boas pessoas, de um bom coração? Quantas não são as vezes que cremos ser muita injustiça e não merecemos o inferno porque praticamos tudo o que a igreja nos diz? Justiça! Sim, mas de qual justiça estamos falando, a nossa ou a de Deus?!

Nicodemos descobriu em uma noite que toda sua justiça de nada valia para entrar no reino de Deus. Lhe faltava algo, lhe faltava o Espírito de Deus. Religião nos diz que basta sermos justos para irmos ao céu, Jesus diz que precisamos sermos salvos por Ele para entrarmos no reino de Deus. A religião proclama que é necessário seguirmos seus dogmas, Jesus diz que precisamos seguir o Espírito Santo para entrarmos no reino de Deus. No fim, você é justo ou salvo?!



Um comentário: