sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Você conhece o perdão?

"guardai-vos no amor de Deus, esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo, para a vida eterna."
Judas 21

Aplicar o perdão a alguém jamais será fácil. É mexer a fera com vara curta (e a fera somos nós mesmos!). Basta começarmos a pensar em perdoar que nossa mente sofre um tsunami de motivos para não perdoar. Por outras vezes nos justificamos crendo de que o perdão deve ser um objeto de prêmio, afinal, só perdoamos quando o ofensor nos pede o perdão, e tem de se humilhar perante nós. Alguns seguem o caminho de que perdoar é muito simples, basta dizer que perdoa, mas não é preciso caminhar junto (e o que dizer de Jesus com Pedro?!). Observando bem profundamente, é melhor ser o ofensor do que o ofendido. Dói menos na carne.
E é assim, nos imaginamos sempre como sendo o herói do faroeste e acabamos por nos esquecendo o que é ser um cristão. "O evangelho mostra que somos mais perversos do que ousamos pensar e muito mais amados do que ousamos imaginar." Tim Keller.
Certa vez Jesus disse que deveríamos caminhar rumo a porta estreita, pois o caminho da perdição tinha uma porta bem larga (leia Mateus 7:13-14 e Lucas 13:22-30). Infelizmente, muito de nós, religiosos, cremos de que ao adentrar as portas físicas de missas e cultos já estamos neste caminho. Devemos ter cuidado. A porta larga continua toda pomposa a nossa frente.
Vivemos o tempo onde os templos estão lotados de religiosos consumidores do evangelho barato. É o evangelho onde o amor chega até onde não se pisa no calo. É o evangelho onde nem todas as câmeras de TV poderiam registrar todos nossos atos de "bondade" e "amor" falso. É o evangelho onde o perdão tem muitos parágrafos e incisos que nos permitem fazer como bem entendemos. É o evangelho onde buscamos os muitos flashs dos ministérios e púlpitos. E por tudo isso, não sabemos amar e não sabemos perdoar. Entregamos dízimos e ofertas que enriquecem as igrejas, mas não damos aquilo que é mais precioso e não nos custa dinheiro algum, o amor e o perdão. Julgamos que todos devem ser santos, como santo que somos. Mas se somos santos, porque não transformamos os outros em santos?! Queremos igrejas com pessoas perfeitas, mas nos esquecemos de que não somos perfeitos. Se ofendemos, é só uma bobagem, se somos ofendidos, foi uma humilhação. Se não nos amam, as pessoas são frias, se não amamos, é porque não dá pra se dar atenção a todos.

Como vencer e caminhar para a porta estreita?! Jesus. Apenas conhecendo Jesus seremos transformados. E Jesus não se conhece pelo dinheiro dado, Jesus não se conhece por horas e horas dentro de igrejas, Jesus não se conhece por muitos trabalhos e ministérios. Só há um meio de se conhecer Jesus. Se relacionando com Sua palavra. Quanto mais conhecemos Jesus, mais amamos Sua igreja. Quanto mais somos como Jesus, mais amamos e perdoamos. Quanto mais conhecemos Jesus mais as pessoas nos são importantes. Ame, perdoe! Estas duas atitudes são as melhores ofertas que Deus quer de você.




Nenhum comentário:

Postar um comentário