segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

A praia da nossa vida

            Era meados do segundo semestre de 2014. Aproveitamos um final de semana para irmos passear, curtir e conhecer o litoral paulista. O sábado de sol já nos mostrava que o dia seria muito bem apreciado. Fomos conhecendo algumas praias. Em uma delas o sol aquecia nosso corpo de uma forma muito agradável. A água e as ondas do mar pareciam perfeitas. Ali os problemas todos foram deixados antes de nossos pés desnudarem a areia. Tudo nos parecia maravilhoso. As ondas pareciam meio revoltas, mas isto apenas me dava mais vontade de “brigar” com elas. A corrida da areia até as ondas foi rápida. Logo meu corpo estava todo na água. A adrenalina era alta. A prudência berrava fora da água, mas quem disse que eu a ouvia?! Em pouco tempo, fui levado para mais longe da margem. E então, percebi que para meus pés alcançarem o chão eu precisaria de pelo menos ter a altura de um Golias. O que antes era brincadeira se transformou em pavor. As ondas que antes pareciam inocentes se mostravam verdadeiramente fortes e arredias. A força do mar começava a ser demonstrada. As braçadas que eu dava na tentativa de fugir do mar se mostravam inúteis. Parecia que eu não me movia. As ondas auxiliavam o mar a me mostrar quem realmente era forte. O cansaço chegou e junto veio o pensamento de que há poucos minutos atrás tudo era perfeito e maravilhoso, mas ali, naquele lugar, o fim da vida era o mais lógico. Então me senti como Pedro ao andar sobre as águas por uns passos e logo cair ao mar. Sabia que minhas forças não iriam me salvar, então clamei por Jesus. Em menos de 3 segundos meu braço era alcançado por um surfista. A vida voltava a existir!
            Olhando para o vídeo mental desta situação me coloco a relembrar tantas e tantas outras vezes em que Deus me salvou da morte. Mas, isto também me leva a considerar algo sobre a vida. Sim, a tal da vida bela. Quantos de nós não somos levados a ver a vida da mesma forma, como uma linda praia com sol num fim de semana?! Somos levados a mergulharmos no mar das melhores aventuras. Nos aventuramos em romances, festas, uma vida totalmente prazerosa. Usamos e buscamos meios e mais meios para que nossos problemas fiquem totalmente fora da nossa praia. Colocamos nossos pés em areias que nos fazem sorrir. Vemos as ondas da vida e cremos que elas estão ali só para nos divertir. E onde fica nossa prudência? Sim, o Espírito Santo até tenta berrar e nos alertar, mas não O damos ouvido, afinal, a vida está tão gostosa. E a água cobre nosso corpo e tudo é tão delicioso. Nossos pequenos delitos jamais são descobertos. Nossas mentirinhas só nos ajudam a escapar de situações complicadas. Nossas razões sempre nos mostram que estamos mesmo com a razão de tudo. E Deus lá, na ponta da praia, ainda berrando para sairmos. E o mar vai nos levando pra bem longe. Calma, nossas pernas ainda alcançam o chão. As ondas são fortes mas nós ainda podemos vencê-las. Nossas festas são regadas de muita bebida, beijo na boca e porque não, uma noite de prazer sexual? Nossos relacionamentos são intensificados de acordo com nossas vontades e necessidades. Já perdemos o padrão de Deus, agora o que vale é o nosso padrão. E Deus é amor, e as ondas são tão atraentes.
            Porém um dia, e isso sempre chega, os pés não alcançam mais o chão. O mar antes de águas agradáveis agora mostra-se mais como a boca de um buraco negro, doido para nos sugar. A vida cobra o preço. Nossos gritos são sufocados pelas muitas águas das ondas que vem para nos afogar. A nossa praia que antes parecia ser o local perfeito, agora mostra que é de verdade o nosso fim. E não há mais em nós nenhuma força que venhamos a fazer e que possa nos salvar.
            Para todas situações só há uma forma de curtirmos a praia da vida sem morrermos afogados. Jesus! Deus em Seu grande amor por nós enviou Jesus para que se afogasse por todos aqueles que Nele crêem. Jesus veio para que na praia da vida possamos viver, e viver apreciando tudo o que há de melhor nesta praia. Basta seguirmos suas plaquinhas de aviso.
            Que tomemos uma decisão neste dia. Viver nesta praia sem os devidos cuidados de Deus é sempre muito gostoso. A areia é linda. A água é cheia de prazeres. Mas o mar sempre vai nos levar para longe, para onde possa nos tragar. Um dia Jesus me salvou deste mar, por amor e misericórdia. Ele faz isso com todos os que Nele esperam. Seus pés ainda alcançam o chão. Ainda é tempo de ouvir a voz de Cristo!

“Porque a Mim se apegou com amor, Eu o livrarei; pô-lo-ei a salvo, porque conhece o Meu nome.”

Salmos 91:14




Nenhum comentário:

Postar um comentário