quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

NãOÉ

            Na última noite tivemos na rede aberta de televisão o filme Noé. Um filme bíblico lançado por Hollywood em 2014 que gerou grande expectativa no meio cristão. Mas, bastou pouco minutos do filme para que então toda expectativa se transformasse em uma grande frustração. Em uma variação imensa de situações o filme mostrou-se muito mais uma tentativa hollywoodiana de se ganhar alguns milhões de dólares do que realmente transportar a verdade que está escrita em uma verdade visual. Fato é que não é preciso nem mesmo um grande conhecimento bíblico e teológico para se descobrir tais afirmações. Basta uma simples leitura sobre o momento da vida de Noé e sobre o dilúvio (leia Gênesis 6:1 a 9:29).
            “O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento...” (Oséias 4:6). Sim, estamos sendo devastados pelo pecado de não buscar a verdade de Deus. O desmatamento da Amazônia é troco de bala se comparado ao desmatamento que a humanidade está sofrendo, tudo porque lhe falta o conhecimento da palavra de Deus. O amor de Deus, o zelo de Deus, o cumprimento da Lei de Deus está sendo achincalhado, valendo menos que pano de chão sujo para a humanidade, tudo porque lhe falta o conhecimento da palavra de Deus.
            E se o mundo está tão corrompido em estado nada distante estão a grande maioria daqueles que deveriam ser a luz, a diferença no mundo, aqueles que se dizem serem de Deus, os cristãos. Somos levados por qualquer vento de doutrina. Basta um óleo ungido vindo de Israel para que haja um comichão em nossos bolsos, e assim ficamos ávidos para comprar a benção. Basta uma água filtrada para que acreditemos estar limpos do pecado. Basta divulgar o culto da vitória ou a procissão dos milagres para que preparemos nossos pés a caminhar rumo á conquista. Basta-nos um jejum de alguns dias ou 40 dias de quaresma para acharmos que Deus se comoveu com tão grande ato de sacrifício. “Guias cegos, que coais o mosquito e engolis o camelo!” (Mateus 23:24).
            E o amor á Deus? E o amor ao próximo?! Isto não se faz necessário. Não tem importância. A falta de educação e humildade no meio cristão é igual a mosquito na floresta. A falta do perdão, da compaixão e do zelo daqueles que se dizem de Cristo é idêntica a areia no deserto. Deus?! Para muitos, mega-Deus. Não pela sua soberania e poder, mas sim pelo muito que queremos que Ele nos dê. Deus?! Ah sim, ocultamente fazemos como o lutador irlandês Conor Mcgregor: “Os deuses reconhecem os deuses.”; talvez por isso Deus nos deva tanto. Talvez por isso nossos cânticos e louvores são tão humanizados.
            E com isto e mais um pouco chegamos a uma única conclusão. O filme de Hollywood não é tão equivocado assim. Ele simplesmente mostra o que são os cristãos hoje no mundo. Crendo viver a verdade, mas muito longe da verdade. Crendo estar fazendo papel do filme certo, mas muito longe do que é o certo. Crendo saber quem é Noé, mas na verdade, só conhece á NãOÉ!
            Que hoje perguntemos o que realmente estamos vivendo. O filme ou a bíblia? Qual é a nossa vida?! A vida do filme ou a vida da bíblia?! Devemos hoje parar para descobrir que o filme teve um fim, a história bíblica não, é eterna. E mais do que tudo, estamos cumprindo o amor que Deus nos deu como mandamento?!

“Ai de vós que desejais o Dia do Senhor! Para que desejais vós o Dia do Senhor? É dia de trevas e não de luz.”

Amós 5:18



Nenhum comentário:

Postar um comentário