terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Andai em amor. Apenas em amor.

            “Rogo-vos, pois, eu, o prisioneiro no Senhor, que andeis de modo digno da vocação a que fostes chamados, com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor,” (Efésios 4:1-2). “Ora, nós que somos fortes devemos suportar as debilidades dos fracos e não agradar-nos a nós mesmos. Portanto, cada um de nós agrade ao próximo no que é bom para edificação.” (Romanos 15:1-2). Duas citações apenas dentre tantas. A palavra Divina é recheada de demonstrações e ensinamentos de como devemos caminhar. O próprio Senhor nos declara para que amemos uns aos outros (leia Mateus 22:37-40 e Gálatas 5:14) e Suas palavras no esclarecem de que nisto cumpre-se e depende-se toda a Lei de Deus.
            Por vezes podemos imaginar que temos o direito de nos irar. Massageamos nossa ira (igual á um lutador de boxe) crendo de que nossa espiritualidade, nosso conhecimento e nosso próprio relacionamento com Deus nos permite isto. Cremos ter chegado á um tal nível de conhecimento que nos colocamos na posição de Cristo, que um dia se irou (leia Marcos 11:15-19). “Guardai-vos de exercer a vossa justiça diante dos homens [...]” (Mateus 6:1). “Quem a si mesmo se exaltar será humilhado; e quem a si mesmo se humilhar será exaltado.” (Mateus 23:12). Então, devemos nos questionar. Onde a palavra de Deus ensina qual é o grau, qual é o nível de ira correto, uma ira justa, uma ira santa? “Onde estavas tu, quando Eu lançava os fundamentos da terra? [...] Sabes tu as ordenanças dos céus, podes estabelecer a sua influência sobre a terra?” (Jó 38:4 e 33).
            Não há porque vivermos neste mar de egocentrismo. Não há porque nos acharmos “o tal”. Lembremos de que a torre de Babel caiu em desgraça aos olhos de Deus. Quer ser o primeiro? Seja o último! (leia Marcos 9:35).
            Amemos. Este é o mandamento. Não há Lei em buscar nossos desejos. Não há propósito Divino em nos exaltarmos. Narizes empinados só servem para serem derrubados por Deus. Devemos andar em amor. Devemos ser o amor. As palavras de Cristo nos dá todos os caminhos para aprendermos a amar. Sejamos nós o menor, para sermos o maior. Andemos a segunda milha. Com humildade e mansidão que possamos aprender a suportar aqueles que ainda não conhecem o amor. Que sejamos a ponte para este conhecimento. Que deixemos de ser hipócritas, acreditando que porque temos um bom carro, uma boa casa, um ótimo trabalho, porque andamos bem vestidos, então somos exemplo de vida. “Ai de vós que sois como as sepulturas invisíveis, sobre as quais os homens passam sem o saber!” (Lucas 11:44).
            Que hoje amemos. Que hoje possamos andar pelo bom caminho. Que hoje andemos em amor, só assim descobriremos o descanso de que nossa alma tanto precisa. Que nossos lábios falem com amor. Que nosso coração proceda com mansidão. Que nossos pensamentos sejam de paz. Que nosso perdão dê a sentença antes mesmo de ouvir o pedido. Que hoje, mais do que buscar aprender como ser bem sucedido na vida, que busquemos aprender como amar com toda intensidade nesta vida.

“Assim diz o Senhor: Ponde-vos à margem no caminho e vede, perguntai pelas veredas antigas, qual é o bom caminho; andai por ele e achareis descanso para a vossa alma; mas eles dizem: não andaremos.”

Jeremias 6:16



Nenhum comentário:

Postar um comentário