segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Prazer, EU SOU!

            Avaliei a mim mesmo neste início de ano, e descobri, eu não sei quem é Deus! Vasculhando a vasta imensidão de minhas memórias só pude concluir de que até aqui sofri um ataque de humanização de Deus. Sim, é o processo do qual todos nós fazemos para encaixotar Deus em algo que possamos conviver. A verdade mais profunda é esta, não conseguimos, não temos estômago suficiente para verdadeiramente abrir essa caixa e descobrir quem é Deus. E assim, somos consumidos por nós mesmos. Nossa incorreta fobia deleta de nossas mentes o que o próprio Deus revela a Paulo: “Porque, agora, vemos como em espelho, obscuramente; então, veremos face a face. Agora, conheço em parte; então, conhecerei como também sou conhecido.” (1 Coríntios 13:12).
            E quem é Deus?! Bem, assim como cada indivíduo tem a sua própria natureza, Deus também acaba tendo uma natureza para cada indivíduo. Para uns Ele é o bilhete da mega sena do qual a qualquer momento dará carros e riquezas sem fim. Para outros Ele é um plantão médico, um bombeiro ou um policial, 24 horas pronto para socorrer das muitas encrencas a que nos enfiamos. Para outros Ele é o Deus Hare Krishna do qual todo prazer desejado estará sendo colocado em nossas mãos. Para alguns Deus é apenas como o papai Noel, basta sermos bonzinhos e nada de mal nos acontecerá. Para outros Deus é como um juiz federal, precisamos apenas seguir a lei de não matar, não roubar e não causar revoluções e tudo está resolvido. Para outros Deus é um deus que escreveu mas se arrependeu do que escreveu. Fez Leis, mandamentos e colocou num livro muito antigo muitos “não pode”, “não é assim que se faz”, “não caminhe por ai”, mas então depois de 20 séculos descobriu que tudo era obsoleto e então hoje já não considera mais este livro. Para outros Deus é apenas um vovozinho que tem a chave do céu e resolveu colocar medo nos seus netinhos da terra, mas é só uma brincadeirinha. Para outros Deus anda tão velho que já não vê direito e tem memória curta. Para outros – este talvez seja o caso mais corriqueiro – Deus é amor. Nada nem ninguém pode te separar do amor Dele, nem mesmo a marca do pecado pode te afastar de Sua presença.
            E quem é Deus?! Prazer, EU SOU! Deus é o Deus que ama. Deus é o amor que cobre todas as transgressões. Deus é Aquele que perdoa um mentiroso da mesma forma que perdoa um estuprador pedófilo arrependido. Deus é aquele que chama para Seus braços um adúltero na mesma quantidade que um ladrão assassino. Deus é aquele que cura um viciado em droga da mesma forma que cura um político que se quebrante. Mas não nos esqueçamos, Deus é amor, mas Seu amor vem com o laço da justiça. Ser bonzinho e pagador fiel de nossos IPVAs, IPTUs e impostos da vida não produzem em Deus orgulho. Deus não nos fará cafuné porque fomos muito bons e demos R$ 1,00 para um pedinte no trânsito. Deus é Santo, e com Ele só se sentará os santos.
            Comece o ano diferente. Tire Deus da caixinha. Esqueça o português muito bem aveludado e caia de uma vez na busca em conhecer a esse Deus. Esqueça os planos de vida para 2016, vá correndo atrás de descobrir quem é Deus. Tão simples como descobrir que a terra não é o único planeta da galáxia você descobrirá que Deus nunca foi o que você pensou. “O Senhor fez a terra pelo Seu poder; estabeleceu o mundo por Sua sabedoria e com a Sua inteligência estendeu os céus.” (Jeremias 10:12).

“Disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós outros.”

Êxodo 3:14




Nenhum comentário:

Postar um comentário