quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Não há outro!

                É comum as religiões do mundo terem diversos deuses. Todos cultuados por alguma razão. Existem os deuses do sol, da terra, dos empregos, das causas impossíveis e tantos outros. Tais deuses foram instaurados para satisfazer em muitos momentos necessidades humanas. Animais, homens e mulheres, todos foram incluídos nas religiões das civilizações. Todos com um poder que nunca tiveram, todos com uma santidade que nunca foram suas. Buscar e aprender sobre como tudo se iniciou é importante.
                Mas há uma verdade. Ainda que o mundo tenha criado diversos deuses, a verdade não mudou. Ainda que seja um assunto muito controverso, que causa rispidez e meche com o íntimo de milhares de pessoas, a verdade não muda. Ainda que não aceitemos, a verdade não muda.
                Quando Deus enviou 10 pragas ao Egito, o intuito não era só o de mostrar o Seu poder. Sua vontade não era de fazer os egípcios sofrerem. Nada disto é verdade. O único motivo para as 10 pragas foi o de mostrar que há um só Deus, de que nenhum outro deus existe de verdade. Por cada praga enviada Deus “destruía” uma adoração. Mais que isto, o povo hebreu vivia a tantos anos sob o comando egípcio que neles havia Deus mas também a crença de que os deuses do Egito existiam. O bezerro de ouro no deserto esclarece esta verdade.
                Só um Deus. Se cremos verdadeiramente em Deus, então não deve existir em nós outros deuses. Qualquer tipo de adoração á outro deus é uma forma de sermos contrários ao que Deus já instituiu antes mesmo de terra e mar existirem.
                E para isto Deus enviou Jesus, o único mediador. “Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem,” (1 Timóteo 2:5). O único caminho para Deus é através de Jesus. “Respondeu-lhe Jesus: Eu Sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.” (João 14:6).
                Jesus, o Deus encarnado, é o único caminho. Outros caminhos só nos levarão ao mesmo início, o nada, o vazio. Que possamos hoje refletir sobre isto. Mais do que criticarmos e lutarmos pelos nossos deuses, que antes venhamos a refletir com o pensamento em Deus. Será que Deus precisará fazer conosco o mesmo que fez com o Egito para nos mostrar que só há um Deus e que nenhum dos nossos deuses pode nos salvar?

“Não terás outros deuses diante de Mim. Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.”

Êxodo 20:3-4




Nenhum comentário:

Postar um comentário