sexta-feira, 16 de outubro de 2015

O que você está fazendo com a sua herança?

            Imagine que você tivesse uma coisa de muito valor, algo precioso para você. Então certo dia você entregasse na mão de alguém por um tempo para cuidar. Como você reagiria se ao te devolver essa pessoa lhe entregasse sua preciosidade totalmente destruída? Assim é o mundo hoje com a preciosidade que Deus dá. A bíblia diz que os filhos são herança de Deus para nós. Mas eles não são nossos. Devem ser criados com amor e dedicação para que se voltem a Deus. E você, como está cuidando desta herança?
            “Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele.” (Provérbios 22:6). Muitos pais e mães hoje deixam seus filhos para que o mundo os crie. Reproduzem nos filhos não o que eles precisam, mas o que os próprios pais desejam. Uma creche, uma babá, uma TV, um celular, um vídeo-game, todos estes são os educadores dos filhos de muitos pais hoje. O amor às riquezas do mundo é tão profundo que deixamos a educação de nossos filhos de lado. Aliás, usamos as nossas próprias carências para basear nossas desculpas esfarrapadas. “Quero dar o melhor ao eu filho!”. Quer dar o melhor? Então dê a si mesmo. Filhos nunca vão se recordar com grande alegria das muitas viagens, dos calçados e roupas de marca, das muitas noites de passeio, filhos vão sempre se recordar das tardes onde sua mãe era presente, das noites onde seu pai tirava a roupa do trabalho só para ficar com eles. Filhos não são máquinas onde implantamos acessórios, filhos são futuros adultos que precisam ter a sua vida acertada desde a infância.
            Jesus nos apresenta uma parábola bem interessante que nos mostra a responsabilidade que temos para com nossos filhos. Nela um senhor ausenta-se por um período e deixa com alguns servos alguns talentos (dinheiro). Na sua volta ele vai conversar com seus servos e descobre que um deles dobrou a quantidade recebida, outro havia ganhado mais 2 talentos e o último não conquistou nada. Para os 2 primeiros o senhor lhes deu novas riquezas, porém para o último lhe foi tirado tudo o que tinha (leia Mateus 25:14-30). E se por simplesmente não ter ganhado simples talentos o senhor tirou tudo do servo, o que Deus fará com aqueles que receberam heranças e as estão perdendo?
            Jesus apresenta outra parábola, a do servo vigilante (leia Lucas 12:35-48), e no final Ele diz: “Aquele, porém, que não soube a vontade do seu Senhor e fez coisas dignas de reprovação levará poucos açoites. Mas àquele a quem muito foi dado, muito lhe será exigido; e àquele a quem muito se confia, muito mais lhe pedirão.” (Lucas 12:48).
            Filhos não são apenas brinquedos que falam. Filhos não são “sangue do meu sangue”. Filhos são muito mais que isso. Filhos são herança que Deus dá de livre, espontânea e boa vontade para que nós muito mais que cuidemos, os tornemos pessoas com caráter e, principalmente, que entendam que o mundo tem um Deus, um Pai, e um dia Ele os vai querer de volta. Pais, Deus nunca vai lhes pedir nas portas do céu a chave do seu carro, a chave da sua casa, o número da sua conta bancária ou vai querer saber o quanto você gastou com seu filho, a única coisa que Ele vai te requerer é: “onde está a herança que Eu lhe dei?”;
            Querer o melhor para um filho nunca foi, não é e nunca será pecado. Porém, isto jamais deve estar á frente de criar uma pessoa de caráter, de honra, sem mimos e, principalmente, amando a Deus sobre todas as coisas.

“Herança do Senhor são os filhos; o fruto do ventre, seu galardão.”

Salmos 127:3



Nenhum comentário:

Postar um comentário