terça-feira, 15 de agosto de 2017

A esperança certa


"Porque o sol se levanta com seu ardente calor, e a erva seca, e a sua flor cai, e desaparece a formosura do seus aspecto; assim também se murchará o rico em seus caminhos."
Tiago 1:11

    Toda beleza passa. Não importa o quanto a indústria cosmética e a medicina cirúrgica estejam avançadas, a velhice e as rusgas chegam a todos. Toda riqueza um dia se acaba. Não importa se sejamos os melhores investidores do mundo, se tenhamos tanta fortuna quanto um banco possa suportar, podemos até viver a vida toda ricos, porém, na morte, tudo se acaba. Toda sabedoria tem seu fim. Ainda que sabedoria seja para toda vida, a morte ou as doenças mentais nos tiram todas elas. Toda força um dia vira fraqueza. Por mais que vivamos uma vida correta, com dietas regulares, vitaminas diárias e exercícios para manter a força, um dia nos sentiremos fracos.
    E assim, desta forma, podemos compreender de que não há no que possamos nos agarrar que nos garanta o amanhã em segurança. Nossa esperança nunca deve estar pautada naquilo que temos hoje, pois o hoje é apenas hoje e o amanhã é incerto. 
    Quem pode garantir algo para o seu amanhã? E cá está nosso erro. Sempre cremos e confiamos que sabemos qual será nosso amanhã. Se somos ricos, cremos que jamais perderemos a pose. Se somos fortes, cremos que jamais deixaremos de ser fortes. Se somos sábios, cremos que nada pode nos tirar nossa sabedoria. E assim, quando unimos tais coisas, cremos que temos a nossa vida em nossas mãos. 
    Incrível como temos diversos exemplos que nos mostram de que nos basta 1 segundo para tudo ir para o ralo. Perguntemos a nós mesmos se achávamos a alguns anos atrás que o piloto Michael Schumacher perderia todo seu vigor vitorioso. E ele é apenas um dentre tantos exemplos que deveria apenas nos certificar de que a vida não está alicerçada no que temos ou no que conquistamos. 
    Nossa esperança não deve estar nestas coisas, ela deve estar em Deus. Quando começamos a abrir a janela do entendimento sobre isto, então entendemos com mais clareza quando a palavra de Deus nos diz: "[...]mas o justo viverá pela sua fé." (Habacuque 2:4). É quando temos fé em Deus que podemos ser fracos, mas seremos fortes. É quanto nossa fé se firma em Deus que somos sábios, ainda que não tenhamos estudado em Harvard. É quando temos nossa fé e esperança em Deus que somos ricos, ainda que o mundo nos cobre a ter milhões de dólares. É quando nossa esperança e fé estão em Deus que verdadeiramente conquistamos tudo o que não se perde, afinal, conquistamos o que é eterno.



Nenhum comentário:

Postar um comentário