quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Ecumenismo

"Mas, relativamente a Israel, dele clama Isaías: Ainda que o número dos filhos de Israel seja como a areia do mar, o remanescente é que será salvo."
Romanos 9:27

   É moda dos dias atuais o diálogo inter-religioso. Vivemos a época da inclusão, fruto da ideia pós-moderna de que não existe verdade absoluta. Muitos são os que creem com sinceridade de que estão vivendo pela religião certa ou que todas são certas. John Stott já disse: "sempre existe a possibilidade de alguém estar sinceramente equivocado". Muitos são os que, em nome do amor de Deus, sacrificam a verdade e caem na perigosa teia do ecumenismo. 
    A verdade, única verdade, é que não existe unidade espiritual fora da verdade. Não podemos ser um com aqueles que negam a salvação pela graça em Cristo Jesus. A atitude de darmos as mãos a todas as religiões, numa espécie de convivência harmoniosa, acreditando que toda religião é boa e leva a Deus, é uma falácia. Toda religião é vã, a não ser que se pregue a Cristo, e este crucificado. Toda religião afasta o homem de Deus, a não ser que anuncie Jesus Cristo como o único caminho para Deus. 
    Muitos podem trabalhar com a ideia de que Deus está numa disputa pessoal com satanás para ver quem vai mais para o céu ou inferno. Nesta batalha, Deus cega seus próprios olhos aos pecados pequenos (considerações humanas pois pecado não tem tamanho para Deus) e escancara as portas dos céus para milhares. Essa é a religião que muitos vivem, a religião dos adúlteros que não roubam, a religião dos ladrões fiéis, a religião dos dizimistas fofoqueiros e causadores de discórdias, a religião dos Deus é amor e aceita a todos os santos e caboclos, a religião dos que amam sem perdão ou perdoam sem amor, a religião dos que financiam igrejas cobrando o dobro de Jesus. 
    Pois que hoje tenhamos a consciência de que o tal ecumenismo só nos leva mais próximos as portas do inferno. E quanto á resposta para a "disputa" entre Deus e satanás? o texto em apreço nos responde: "[...]Ainda que o número dos filhos de Israel seja como a areia do mar, o remanescente é que será salvo."; Deus não está preocupado com unidade ou quantidade, Deus se preocupa com santidade. 
    Se já conhecemos o evangelho e o deixamos de segui-lo, então não somos mais parte com Jesus. Se já ouvimos falar do Cristo mas ainda nos mantemos longe de Suas palavras de vida eterna, então não somos parte com Jesus. Se apenas frequentamos igrejas mas não aceitamos o evangelho único de Jesus, então só estamos indo á templos feitos de paredes que nada tem de vida. Se gostamos do ecumenismo então não gostamos de Jesus. Se a proposta de Jesus, de ser o único, não nos é interessante, então, de fato, o céu não é para nós, afinal, lá, o único Rei é Jesus.





Nenhum comentário:

Postar um comentário