sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Com quem você se parece?

"São estas as últimas palavras de Davi: Palavra de Davi, filho de Jessé, palavra do homem que foi exaltado, do ungido do Deus de Jacó, do mavioso salmista de Israel."
2 Samuel 23:1

   Saul e Davi foram os 2 primeiros reis de Israel. Ambos governaram por quarenta anos. Esses 2 reis, entretanto, viveram de formas diferentes, fizeram escolhas diferentes, foram governados por princípios diferentes e morreram de forma diferente. Saul foi escolhido pelos homens; Davi foi escolhido por Deus. Saul era egoísta, raivoso e ciumento; Davi era amável, altruísta e sereno. Saul amava a si mesmo acima de todas as coisas; Davi amava a Deus acima de todas as coisas. Saul nunca admitia seus pecados, justificava-se e transferia a culpa para os outros; Davi tinha o coração quebrantado e jamais tentou se esquivar de seus pecados. Saul lançava lanças contra seus próprios amigos; Davi tocava harpa para louvar a Deus. Saul esmagava as pessoas com punho de ferro; Davi protegia as pessoas como um pastor. Saul, inundado de ódio, era atormentado por um espírito maligno; Davi, cheio do Espírito Santo, compunha salmos de louvor. Saul, desesperado no final de sua vida, procurou uma feiticeira e saiu dali para se matar num campo de batalha; Davi morreu em ditosa velhice. Quando Saul morreu, foi um alívio para o povo; Davi quando morreu gerou pranto e luto e jamais deixou de ser influência para Israel. 
    Jesus, o Messias veio da linhagem de Davi e o trono do Messias é chamado de "O trono de Davi". Dois homens, dois reis, dois destinos. Com quem você se parece, com Saul ou Davi? 
    O que corre em seu coração, ambições egoístas ou um puro desejo de agradar a Deus? Você vive crendo de que suas conquistas são meramente por esforços pessoais e sua capacidade e inteligência ou sabe que Deus é quem abre e fecha portas, estabelece reis e tronos? Você busca a direção do Espírito Santo para sua vida ou a vive com bem entende? O que Deus é para ti? O que as pessoas são aos seus olhos? 
    São muitas perguntas mas todas importantes para que possamos enxergar que vida e que destino estamos dando a nós mesmos. É interessante que hoje possamos nos colocar a refletir sobre isto, pois, assim deste modo, bem entenderemos qual caminho estamos trilhando. Não permita-se viver com Saul. Foi rei, rico, vencedor, viveu em meio a glórias, porém, jamais teve paz verdadeira e ao fim de sua vida não levou nada consigo. Perdeu mais. Hoje, ao invés de falarmos de Jesus como, "filho de Davi", poderíamos estar falando "filho de Saul". E então, com quem você se parece? Que vida você está colocando a si mesmo?






Nenhum comentário:

Postar um comentário