quinta-feira, 3 de agosto de 2017

Filhos desobedientes

"Filho meu, ouve o ensino de teu pai e não deixes a instrução de tua mãe. Porque serão diadema de graça para a tua cabeça e colares, para o teu pescoço."
Provérbios 1:8-9

    Há filhos e filhos, mas há também pais e pais. Isso fica claro quando damos mais atenção, consideração e respeito á voz da Xuxa do que ao que diz a Palavra de Deus. Como pais somos muitas vezes negligentes. Não educamos nossos filhos, apenas criamos. Eles viram em muitos casos nosso Tamagotchi, nosso bichinho virtual. Não queremos perder nossa novela para descobrir o que nosso filho pensa ou sente. Acreditamos que a Nike, a Adidas e um cabelo arrepiado são tudo o que nossos filhos precisam para serem adultos de caráter. E nessa toada crianças que eram para serem educadas ficam á mercê da vida e do pecado. O que na infância é motivo de sorriso na adolescência mostra-se um sério problema. E então, pela vida corrida que tantos pais tem, em busca dos seus tesouros particulares, os filhos ficam órfãos. Só que o mundo não tem criança órfã, afinal, o diabo adota a todos. 
    E nesse tempo de crescimento vemos filhos cada vez mais birrentos, cheios de si, irados, sem educação alguma e que não acham, tem a certeza de que seus pais são na verdade seus servos. Gritam, berram, xingam e caem no chão como se estivessem tendo um colapso nervoso. Crescem e a cada dia fica mais nítido que para eles seus pais são só mais uma pessoa no mundo, alguém que eles tem mais contato, aqueles a quem lhes obedecem e lhes dão tudo quanto eles querem. 
    E é neste sentido da vida onde a criança, que deveria aprender a ser educada com os mais velhos, saber lidar com perdas, entender que a vida também é feita de "não" e ter o início da mentalidade de que para se conquistar é preciso esforço acaba caindo em seus próprios desejos virando um adolescente e posteriormente um adulto onde o mundo é seu jardim particular, onde as pessoas sempre estão aos seus pés, onde o preço da conquista é "vale tudo", e por ai se vai. 
    Como adultos, como pais, temos a obrigação de ensinar e educar nossas crianças. Deixar nossas bobas vontades de lado e mostrarmos aos nossos filhos a verdade da vida. Levá-los a conhecer e se relacionar com Deus. Fazer com que nossos filhos sejam pessoas de caráter. Se queremos que o mundo mude, existem nossos filhos para iniciar isto. Enxergar o que, como pais, estamos errando é primordial. Filhos não precisam de marcas, filhos precisam de pais, e pais que sejam presentes e lhes ensinem o caminho de Deus. Crianças são como um papel em branco. Filhos rebeldes são frutos de pais rebeldes, que se rebelaram em seus prazeres e nada ensinaram a seus filhos. 
    Há filhos que até são ensinados e educados por seus pais e ainda assim se rebelam, caminham por vidas que não lhes foi apresentada. Porém, a estes, seus dias se encurtam, pois desonram a pais fiéis. Que sejamos hoje pais e mães melhores. Que nossos filhinhos se tornem filhos de Deus. Que sejamos filhos melhores. Que não caminhemos pelos passos do mundo, mas pelos passos de Cristo. Que honremos nossos pais. Que deixemos de lado o que o mundo nos diz para ouvir o que nossos pais ainda dizem. Que sejamos pais obedientes á Deus e filhos obedientes aos pais.






Nenhum comentário:

Postar um comentário