segunda-feira, 28 de agosto de 2017

O verdadeiro valor das coisas

"Disse o rei: Dividi em duas partes o menino vivo e dai metade a uma e metade a outra."
1 Reis 3:25

   "Então, vieram duas prostitutas ao rei e se puseram perante ele." (1 Reis 3:16). Assim se inicia o relato histórico de 2 mulheres que lutavam por um filho (leia 1 Reis 3:16-28). A história fala de 2 prostitutas que tiveram filhos, porém, um deles morreu. Então, as 2 lutavam pelo menino vivo. Então Salomão sabiamente mandou que dividissem o menino vivo e dessem metade a cada uma. Claro que o rei sabia que desta forma o menino vivo morreria, porém, neste momento: "Então, a mulher cujo filho era vivo falou ao rei (porque o amor materno se aguçou por seu filho) e disse: Ah, Senhor meu, dai-lhe o menino vivo e por modo nenhum o mateis. Porém a outra dizia: Nem meu nem teu; seja dividido." (v. 26). 
    Como pode uma mulher entregar seu próprio filho? Mais, lembremos que ela não era uma mulher de valores morais tão resolutos. A bíblia esclarece, ela era uma prostituta. Portanto, não era de dar valor á moralidade. Mas, há algo de muita valia nisto. Aquela mulher, a mãe verdadeira, escolheu que se necessário perderia seu filho para o ver vivo. 
    E nós, estamos sabendo de fato dar valor as coisas? O que nos é prioridade? Será que nosso emprego é mais valioso do que nossa vida em família? Será que ansiamos mais por conquistas do que por filhos? Será que lutamos de fato pelo que tem valor? Qual o verdadeiro valor das coisas para nós? O que nos vale mais? Mais nos vale um carro de luxo, uma casa grande, muito dinheiro, passeios extraordinários, do que simplesmente viver ao lado de nosso cônjuge e de nossos filhos? Será que família para nós é apenas algo que atrapalha nossos planos? 
    Lembro-me de Jó. A bíblia conta que ele era o homem mais rico de sua época. Jó tinha 10 filhos. Porém tudo ele perdeu, inclusive seus 10 filhos. Ficou pobre miserável. Mas no fim, Deus lhe restaurou tudo, lhe deu em dobro tudo o que havia perdido. De sete mil ovelhas, ficou com quatorze mil e assim com tudo, ganhou o dobro. Mas a bíblia diz que Jó só teve novamente 10 filhos. E isto me ensina uma grande lição. Eu posso hoje perder R$ 1.000,00 e até me chatear. Amanhã, quando ganhar R$ 2.000,00 o que perdi não irá me trazer dor. Dinheiro é dinheiro. Eu posso perder um bem hoje e amanhã quando ganhar 2 bens melhores, o que perdi não me fará falta. Porém, família e filhos nunca poderão ser de fato restaurados em dobro em minha vida. Se eu perco minha família hoje, um filho, ainda que eu venha ter em dobro, sua falta jamais será apagada. 
    Aprenda hoje a dar o verdadeiro valor ás coisas. Dinheiro é só dinheiro. Carreira é só carreira. Bens são só bens. Todos, com efeito, logo se descobre que não tem valor. Valorize sua família. Valorize seus filhos. Eles sim são tesouros que nada poderá suprir ou ser posto em seu lugar.





Nenhum comentário:

Postar um comentário