sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

"Adeus homem velho"

"E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas."
2 Coríntios 5:17

    "Adeus ano velho, feliz ano novo..."; este é o pedaço de uma canção muito conhecida de todos. Esta canção é realmente muito inspiradora e traz para muitos "boas energias". Gostamos de cantá-la, afinal, "quem canta seus males espanta". 
    E o final do ano tem este elixir da vida que nos inspira a pensar no passado e no futuro. Difícil descobrir quem não faz uma auto retrospectiva. Abrimos nosso baú e tiramos a poeira de coisas guardadas. Relembramos as coisas boas e as não muito boas. Temos saudade. Planejamos e replanejamos. A dieta sempre está na lista. O primeiro dia do ano nunca é igual a nenhum outro. O que nos impulsiona e nos emociona na virada do ano não são os fogos, que são uma beleza a parte, mas são as emoções do coração. É saber que podemos começar do zero novamente. O que não deu certo neste ano, dará no próximo. É a emoção de crer em algo. É a felicidade de saber que "agora vai!". É olhar para trás e observar o quanto se está mais maduro. É a alegria do festejar até o raiar do dia, mas também de se alegrar sabendo que este tempo já passou e agora queremos descansar mais cedo. 
    A virada do ano realmente é algo que só Deus explica. Os desejos são imensos. Mas o maior desejo é que cada um de nós vivamos o que Paulo escreveu a mais de 2.000 anos atrás. Que possamos ser sim novas criaturas. Que verdadeiramente nossa vida se faça nova, mas não porque temos um emprego novo, uma casa nova, uma família recém formada ou qualquer coisa assim. Mas sim, que nós sejamos novos em Cristo. Que após mais de 3 anos de devocionais que possamos não apenas ler, para depois apagar de nossa mente, mas que possamos sim buscar o verdadeiro autor de cada um deles, o Espírito Santo. Que nossas roupas não sejam brancas apenas por moda de virada de ano, mas que nossas roupas sejam brancas como a cor da neve, brancas da santidade de Deus; "Perfeito serás para com o Senhor, teu Deus." (Deuteronômio 18:13). Que ao invés de cantarmos "adeus ano velho", que cantemos "adeus homem velho". Que Deus não nos seja uma imagem de prateleira, palavras empoeiradas em cima do móvel ou crenças como santinho na carteira. Mas sim, que Deus nos como o sol do meio-dia, que aqueça não só nosso corpo, mas nossa alma e espírito. Que Jesus não nos seja apenas a lembrança do domingo, mas de segunda a segunda. Que nossa vida não mais se baseie pelo que jornais e sites dizem, mas pelo que o Espírito Santo diz ao nosso coração. Que não sejamos da modinha do cabelo do Neymar, das roupas dos muitos famosos e dos pensamentos filosóficos dos pop stars, mas sim, que busquemos viver como Jesus nos indica a viver. Que não mais falemos em vão o nome de Deus e que aprendamos verdadeiramente o conceito de "Meu Deus!" e "graças a Deus". Que a melhor matemática que conheçamos seja a de Mateus 18:21-22, perdoando 70x7. Que possamos viver em 2017 finalmente Isaías 55:8-9, caminhando pelos novos caminhos de Deus. Que finalmente em 2017 nossas estruturas interiores sejam abaladas e possamos descobrir que sem Deus nada somos e assim vivamos como 2 Crônicas 7:14-15, nos humilhando a Deus e vendo bênçãos inacreditáveis em nossas vidas. 
    Há muito mais a se viver com Deus. Mas que possamos iniciar em 2017 um ano novo, sim, um ano de uma nova criatura, melhor, não mais criatura, mas filho de Deus. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário