quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Tudo coopera para o bem

"Teu, Senhor, é o poder, a grandeza, a honra, a vitória e a majestade; porque Teu é tudo quanto há nos céus e na terra; Teu, Senhor, é o reino, e Tu te exaltaste por chefe sobre todos."
1 Crônicas 29:11

    Porque todas as coisas convergem para o bem daqueles que amam a Deus. Sim, uma frase, um versículo muito conhecido mas muito mal interpretado, usado e aceito. Muitos interpretam errado pois acham que mesmo sendo pecadores, as bênçãos de Deus recaem sobre eles. Imaginam que Deus abençoa a todos. Se esquecem de que o sol nasce para o justo e para o injusto. Outros usam esta verdade erradamente. Se apoderam dela para usar em seu benefício próprio. Visam apenas se dar bem. No caso destes 2 grupos distintos, ambos se esquecem de que concluir a frase: "...daqueles que amam a Deus". E isso faz toda a diferença. Amar a Deus não é conhecer Seu nome, não é ir em missas ou cultos, não é fazer caridade. Amar a Deus é colocá-Lo acima de seus próprios interesses. 
    Mas há um grupo também que conhece esta verdade, compreende corretamente e a usa de forma adequada. São os que verdadeiramente amam a Deus. Porém, em muitos casos, e mesmo compreendendo e usando corretamente, muitas pessoas caem num problema humano, aceitar esta verdade. O aceitar está muito mais ligado ao fato de que "todas as coisas convergem para o bem daqueles que amam a Deus" mas o tempo e o modo como isto ocorre não é aceito. Somos acelerados, temos pressa, queremos tudo de bate e pronto. Nos esquecemos de que, se eu invisto hoje na bolsa de valores não é amanhã que eu serei milionário. Nos esquecemos da própria vida, onde para se chegar a fase adulta são anos e anos, fases e fases. Para tudo há um tempo e um modo de se convergir para o bem. Se Deus promete, Ele cumpre. Porém, Deus não determinou quando as coisas vão ocorrer.  
    A própria vinda do Cristo levou exatamente esta verdade ao seu extremo literal. Sua vinda não foi atrasada, muito menos antecipada. Jesus poderia ter vindo logo quando Deus viu apenas em Noé a bondade, ainda assim, não era o tempo, ainda haviam processos, modos, a ocorrer. Jesus poderia ter vindo quando os reinos de Israel se dividiram e seus reis começaram a apostatar. Mas, ainda não era tempo, ainda haviam coisas a acontecer. E Jesus poderia ter vindo em tantas outras épocas. Jesus poderia vir apenas neste século. Porém, para tudo houve uma precisão cirúrgica de Deus. Então, Jesus veio milimetricamente no tempo e no modo exato. 
    O poder, a grandeza, a honra e a majestade de Deus são mostras claras de como todas as coisas acontecem de fato, no momento certo. Tudo que Ele criou, estrelas, planetas, reino animal, cada poeira, cada gota do oceano, tudo foi para que o bem viesse sobre a vida daqueles que O amam. Não se preocupe em entender o tempo e o modo de como as coisas acontecem a seu favor. Preocupe-se em amar a Deus e fazer aquilo a que realmente você foi chamado para fazer, viver uma vida em santidade e sendo semelhança de Deus pelo mundo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário