terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Cuidado. Os avisos não estão em letras pequenas

"como escaparemos nós, se negligenciarmos tão grande salvação? A qual, tendo sido anunciada inicialmente pelo Senhor, foi-nos depois confirmada pelos que a ouviram;"
Hebreus 2:3

   É norma internacional que tudo quanto se é vendido tenha manuais de uso e datas de validade (quando o caso), informações importantes sobre o produto, normas gerais de utilização e, seus prováveis perigos. Produtos de limpeza sempre nos mostram os cuidados que devemos ter. Assim também Deus nos deu a bíblia para, de certa forma, ser o nosso manual, o nosso guia informativo de nós mesmos. Nela consta como devemos ser, nos portar, do que devemos fugir, o que devemos evitar, o que é seguro e o que é arriscado. Mas, assim como fazemos com os produtos que compramos, não damos atenção ao nosso próprio "rótulo". E ainda assim, mesmo sem ler, Deus nos traz outras formas de termos o anúncio das verdades, daquilo que nos salva e daquilo que não nos salva. A pergunta é: estamos neglicenciando estes avisos? A resposta é: salvação não depende de Deus, ainda que Ele tenha todo poder para isso. A salvação depende de nós. Eu escolho ser salvo. Eu escolho não ser salvo. E voalá, chegamos ao cume do livre arbítrio. 
    Vivemos num mundo super povoado de religiões, deuses e doutrinas. Dentro do próprio cristianismo temos vias imensas e incontáveis de doutrinas. O que para uns é, para outros não é. O que para uns é errado, para outros é certo. E isto não é exclusividade cristã, em todas religiões é assim. Mas, como não ser negligente, como viver a verdade em meio a tantos "pode, não pode"?; "Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim." (João 5:39). Simples não?! 
    Se não temos conhecimento da Palavra de Deus, já somos negligentes. E ainda que pensemos: "não vou ler, assim evito de conhecer e assim sou inocente"; continuamos a ser negligentes. "Porque os atributos invisíveis de Deus, assim o Seu poder, como também a Sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas. Tais homens são, por isso, indesculpáveis;" (Romanos 1:20). O que isto significa? Assim como deixar de ler os perigos da água sanitária no rótulo não nos isenta do perigo da morte se a ingerimos, assim também deixar de examinar a bíblia não nos isenta do perigo de perdermos a salvação. Desde antes mesmo da fundação do universo, a salvação já existia. Jesus não veio ao mundo como um bombeiro que aparece para apagar um incêndio. 
    Não negligencie o seu próprio rótulo neste natal. Não faça do seu dia 25 apenas árvores com bolas reluzentes, mesa farta e presentes que alegram o coração. Traga em você a certeza de tão grande salvação. Olhe para si, olhe para os avisos que constam em sua própria embalagem. Lá está, em letras bem grandes: "Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim." (João 14:6).







Nenhum comentário:

Postar um comentário