quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Os caminhos para Jesus

"Indo eles andando e falando, eis que um carro de fogo, com cavalos de fogo, os separou um do outro; e Elias subiu ao céu num redemoinho."
2 Reis 2:11

   Elias é, juntamente com Moisés, um dos homens mais conceituados de Israel. Suas histórias o fizeram entrar definitivamente no seleto grupo de grandes homens de Deus. Elias não viu a morte, foi elevado aos céus em uma das histórias mais questionadas pelos que não confiam nas escrituras sagradas. Nem mesmo Eliseu, seu sucessor, que teve muito mais feitos que Elias conseguiu alcançar tal patamar junto a Israel. No final de sua vida, Elias passou por 4 lugares (Gilgal, Betel, Jericó e Jordão). Com isso podemos junto com Elias descobrir 4 passos que nos levam á Jesus, 4 caminhos que Deus espera de nós, para que nos santifiquemos e estejamos preparados para ir de encontro ao Pai. 
    Primeiro precisamos passar por nossa Gilgal espiritual (leia 2 Reis 2:1). Gilgal é o local onde tratamos com nossa carne. É em Gilgal onde lançamos fora nosso pecado, onde nos circuncidamos espiritualmente para nos santificarmos ao Senhor. É neste plano onde a vontade de Deus se sobrepõe a nossa vontade. É neste ponto de partida onde começamos a receber a palavra de Deus em nosso coração e o que era pedra vira carne (leia Ezequiel 36:26). Se nosso coração não se transforma, não podemos continuar a caminhada. 
    Em Segundo precisamos passar por nossa Betel espiritual (leia 2 Reis 2:2). Betel é a casa de Deus. É neste próximo passo onde passamos por provações e por experiências que nos promovam espiritualmente. É em Betel onde descobrimos que não há nada de útil no nosso Egito espiritual (prazeres da carne, pecado e regalias do mundo). Enquanto em Gilgal vencemos a carne, em Betel vencemos o mundo. 
    Por terceiro precisamos ir para nossa Jericó espiritual (leia 2 Reis 2:4). Aqui então seremos colocamos a vencer nosso inimigo, satanás. É em nossa Jericó onde nossos demônios são exorcizados. É neste ponto onde vencemos para nunca mais voltar. O pecado morre de vez em Jericó (leia Efésios 4:27-28). 
    Por fim, em quarto e último lugar, precisamos descer até nosso Jordão espiritual. Neste ponto final finalmente não apenas conhecemos á Deus, mas vivemos com Cristo e andamos conforme o Espírito Santo. É aqui onde mergulhamos em águas mais profundas com Deus (leia Ezequiel 47:1-12). É no Jordão onde nos tornamos humildes, é aqui onde finalmente estamos prontos a nos encontrar com Jesus, pois já O conhecemos plenamente (leia Mateus 11:29 e João 10:27). É neste ponto de nossa vida onde reconhecemos nossa pequenez e nossa total dependência de Deus. 
    Interessante como cada vírgula da Palavra de Deus nos ensina. Assim como de Gilgal ao Jordão o caminho era só de descida, assim também deve ser a vida daqueles que entendem que precisam estar com Deus. Precisamos descer de nossa soberba se quisermos estar com Deus. Não há como encontrarmos atalhos por estes caminhos, eles são perfeitos e necessários. Se queremos esperar em Deus, então precisamos caminhar de Gilgal ao Jordão. Tudo o que precisamos para encontrar a Deus é caminharmos e sermos menos do que somos: "Convém que Ele cresça e que eu diminua." (João 3:30).


Agradecimentos especiais ao casal Carlos (Cacá) e Vanessa. Devocional inspirado em suas preciosas revelações no encontro "Palavra" do dia 10/12/2016.




Nenhum comentário:

Postar um comentário