quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Trino

"mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em Meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito."
João 14:26

    Conhecer a trindade é difícil para a alma humana. Como entender que Deus não é um, é três?! Como enfiar numa cabeça tão quadrada (não no sentido literal) que Deus Pai, também é Deus Filho e Deus Espírito?! Como concluir que nenhum dos três é maior que o outro pois todos são um só?! Essa compreensão não se alcança em pouco tempo e algo fica bem definido. Apenas os que verdadeiramente buscam se relacionar com Deus compreendem o que é se relacionar com Jesus e com o Espírito Santo. Qualquer um que não se relacione com Deus não fala a verdade se diz compreender a trindade. Mas para nos facilitar o entendimento fiquemos com a figura de que os 3 cooperam unidos para um mesmo propósito. Porém, assim como em grandes companhias, cada qual tem funções diferentes. O Pai é o Criador, nisto o Filho e o Espírito são cooperadores. O Filho remidi, salva, liberta, nisto Pai e Espírito cooperam na obra de Jesus. O Espírito Santo por fim santifica, transformando o homem de pecador em justo e santo, nisto Pai e Filho cooperam com a criação e a obra. 
    Não há como aceitarmos um ou dois, aceitamos os três ou não aceitamos nenhum. Considerar Deus como Altíssimo é correto, mas Jesus e o Espírito Santo também são Altíssimos. Comparar Jesus ao nível de um "gerente" de Maria, Pedro ou tantos outros santos canonizados é diminuir a figura do próprio Deus, pois Jesus é o próprio Deus. "E Jesus clamou, dizendo: Quem crê em mim crê, não em mim, mas naquele que me enviou. E quem me vê a mim vê aquele que me enviou." (João 12:44-45). "Disse-lhe Jesus: Filipe, há tanto tempo estou convosco, e não me tens conhecido? Quem me vê a mim vê o Pai; [...]" (João 14:9). 
    É fato que é muito difícil compreender isto tão brevemente, pois estamos colocando a vida íntima de Deus, do Todo Poderoso. A doutrina da trindade é obviamente revelada e não concebida. Não há como aprender sobre a natureza íntima da Trindade a não ser pela revelação da palavra. Mais difícil ainda encontrar termos humanos que definam ou expresse a Trindade e ao mesmo tempo a realidade e a distinção das três pessoas de Deus. Fato é que, o que o Pai é, o Filho e o Espírito também são. Deus é incriado, imensurável e eterno, nisto Filho e Espírito também são. Portanto, não há três deuses, mas sim, um eterno Deus. 
    Para compreender tanta coisa devemos nos colocar como exemplo. Nós somos feitos de uma tricotomia, somos corpo, alma e espírito. Cada qual com sua função, porém, nenhum está acima do outro. Se nosso corpo age, nossa alma e nosso espírito também. Se nossa alma sente, assim também o corpo e o espírito. Se o espírito se achega á Deus, assim acontece com o corpo e com a alma. 
    Entender tudo isto é sim complexo. Leva-se tempo de estudo e de relacionamento com quem tudo fez, Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito. Mas isto é tão importante quanto tudo que há na vida. Hoje permita-se que o Deus Pai comece a se revelar em sua vida para que o Deus Filho te remida e o Deus Espírito te conduza pelo caminho.

Agradecimentos especiais ao casal Natan e Leynner. Devocional inspirado em suas preciosas revelações no encontro "Palavra" do dia 19/11/2016.




Nenhum comentário:

Postar um comentário