quarta-feira, 29 de março de 2017

Idolatria que mata

"Todos os artífices de imagens de escultura são nada, e as suas coisas preferidas são de nenhum préstimo; eles mesmos são testemunhas de que elas nada vêem, nem entendem, para que eles sejam confundidos."
Isaías 44:9

    Caro leitor, antes, o instigo a ler o capítulo todo de Isaías 44. Um dos temas de maior revolta, de maior provocação e de maior ira no meio religioso é a questão da idolatria. Os conhecidos católicos romanos (antes ressalvo que todo cristão é católico - vem do grego katolikos = "universal"; cristão universal), são frequentemente contestados pelos protestantes (evangélicos) quanto á suas idolatrias a santos. A igreja de Roma é alvo de severas críticas por induzir seus fiéis a manterem Marias, Pedros, Agostinhos, Espeditos e tantos outros santos. Sem pesar as críticas, o sentido está correto, visto que, se somos cristãos, há um só Deus a ser adorado e buscado. Isto fica fácil de se compreender quando se medita sobre a palavra de Deus. Porém, a preguiça muitas vezes nos impede de conhecer a verdade, assim sendo vivemos pelo que nos ensinam (leia Isaías 28:13-14). 
    Mas quem nos dera que a idolatria estivesse apenas em imagens de gesso, bronze ou ouro esculpidas ou vitrais e pinturas. Há uma idolatria muito pior mais letal. Existe uma idolatria que atinge ateus, espíritas, romanos e evangélicos. Ela não se encontra em igrejas, não é carregada por homens em dias de festa, não ganha flores, não tem velas acessas e nem joelhos físicos prostrados, mas é a pior idolatria que uma pessoa pode ter. Ela não fica escondida, pelo contrário, é o "porteiro" do coração. Esta idolatria está naquilo, em tudo, que colocamos a frente de Deus. Há quem idolatre o dinheiro. Vive por ele, corre por ele. Se vende por ele. O dinheiro é o condutor de sua vida. Jesus até lhe é uma ideia agradável, há momentos até em que a pessoa sente, ouve, Jesus chamar, mas o amor ao dinheiro é maior. Sua fé e sua esperança estão todas no dinheiro. O dinheiro tudo pode. Há quem idolatre o trabalho. Nisto consiste sua paz. A pessoa crê que o trabalho é quem lhe proporciona tudo. Todas suas alegrias são devidas ao seu trabalho. Deus, família e relacionamento ficam sempre depois do trabalho. É o tal do "meu trabalho é minha vida". Há quem idolatre carros, imóveis, bens. Neles estão toda a sua felicidade. Ostentá-los é adorá-los no seu interior. Há quem idolatre cônjuge, namorado, animal de estimação. Por eles fazem de tudo. Neles não há defeitos. Tudo o que fazem é certo, tudo o que pedem é uma ordem, tudo o que dizem é como um rio de sabedoria. E as idolatrias são inúmeras. Todas letais. Todas de uma forma ou de outra fazendo com que vivamos uma vida rasa na presença de Deus. Crendo que iremos ao céu porque não temos um santinho em casa ou porque vamos á igreja todos os domingos. Mas há uma idolatria que é a pior de todas. É a idolatria de si mesmo. Em si tudo é completo. Sua sabedoria e inteligência são primordiais e únicas. Sua astúcia é divina. Seu corpo é de um deus. Ninguém está acima de si, nem mesmo igual. Tudo se pode, nada lhe é impossível. Sua idolatria é tal que a pessoa não vê e não ouve mais, simplesmente ela é o centro do mundo. 
    Idolatria é mortal. Idolatria é consumista. Idolatria é perversa. Uma idolatria não isenta a outra. Idolatria nos afasta de Deus. Olhe para si, qual é a sua idolatria? Não sabe qual é? Faça um teste. Pense em algo que você "gosta", se Deus lhe tirasse isto, o que você faria? 
    Voltemo-nos hoje para Deus. Deixemos a prática da idolatria. Não nos esqueçamos das palavras de Deus: "Não terás outros deuses diante de Mim." (Êxodo 20:3); "Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de toda a tua força." (Marcos 12:30); "Ou não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem impuros, nem idólatras, [...]" (1 Coríntios 6:9); "Fora ficam os cães, os feiticeiros, os impuros, os assassinos, os idólatras e todo aquele que ama e pratica a mentira." (Apocalipse 22:15).




Nenhum comentário:

Postar um comentário