sexta-feira, 3 de março de 2017

Onde está a sua torre de Babel? Viva Atos!

"E, se sois de Cristo, também sois descendentes de Abraão e herdeiros segundo a promessa."
Gálatas 3:29

    "Disseram: Vinde, edifiquemos para nós uma cidade e uma torre cujo tope chegue até aos céus e tornemos célebre o nosso nome, para que não sejamos espalhados por toda a terra." (Gênesis 11:4); "Ora, estavam habitando em Jerusalém judeus, homens piedosos, vindos de todas as nações debaixo do céu. Quando, pois, se fez ouvir aquela voz, afluiu a multidão, que se possuiu de perplexidade, porquanto cada um os ouvia falar na sua própria língua." (Atos 2:5-6); "E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações. Em cada alma havia temor;[...]Todos os que creram estavam juntos e tinham tudo em comum.[...]louvando a Deus e contando com a simpatia de todo o povo. Enquanto isso, acrescentava-lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos." (leia por completo - Atos 2:42-47). 
    Todos os textos sagrados acima nos trariam páginas e páginas hoje para ler. Mas o instigo caro leitor a lê-los na íntegra e refletir. Babel e Atos. Duas histórias muito conhecidas. A torre de Babel e o dia de Pentecostes. Duas situações que nos parecem tão distintas, mas tem muito em comum. Duas histórias distanciadas por milênios, mas que são como Caim e Abel, irmãs, que nos mostram verdades absolutas. 
    Em Babel o homem quis ser Deus. Julgou-se ser o dono do mundo. Imaginou que poderia criar algo que nem mesmo Deus poderia destruir. Era a salvação para um novo dilúvio (talvez assim também o pensassem). Babel foi a demonstração de que o homem já se imaginava ser o rei não só da selva, mas da terra, e porque não do universo. De Babel mais tarde surgiria um povo que não tinha mais Deus em seu coração, Babilônia. Atos é o inverso. É o homem se humilhando e se rendendo a Deus. Foi lá onde o homem mostrou que mesmo na terra, mesmo vivendo no meio de tantas pessoas amargas, egoístas e de mal coração, ainda assim, podemos ser abençoados por Deus grandemente. Atos foi a demonstração de que o homem não opera nada, mas tudo é operado por Deus através do homem, para o homem. 
    E para não se extensivo, mas causar reflexão. Onde está a sua torre de Babel hoje? Onde está seu Atos no seu coração? Qual dos dois tempos milenares você vive? Será que não há pedras no seu coração construindo muros e torres que queiram chegar ao céu, mostrar que você é o mais mais entre todos? Será que a sua Babel não lhe deixa ser zeloso com as pessoas, não lhe permite amar, perdoar, caminhar a segunda milha, dar o que lhe sobra ao que não tem? Será que a sua Babel é tão importante que um veículo de R$ 50 mil não lhe agrada, você precisa de um de R$ 500 mil? Será que suas jóias são mais importantes do que alguém que morre de fome e frio? Será que Deus pra você é um mero acaso humano, afinal você pode chegar aos céus? E este orgulho? Como anda?! 
    Quando vivermos de fato Atos, então viveremos de fato o texto em apreço. Seremos herdeiros da promessa, afinal, então, seremos descendentes verdadeiros de Cristo. Que promessas? "de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção!" (Gênesis 12:2).




Nenhum comentário:

Postar um comentário