sexta-feira, 17 de março de 2017

Não espera para se lamentar


"Como jaz solitária a cidade outrora populosa! Tornou-se como viúva a que foi grande entre as nações; princesa entre as províncias, ficou sujeita a trabalhos forçados!"
Lamentações de Jeremias 1:1

    O texto em apreço é uma lamentação do profeta Jeremias após o reino de Babilônia invadir Jerusalém e destruir toda a cidade. O reino que antes era forte e robusto, próspero, abençoado por Deus, agora ficara desolado, perdido e exilado. Além das inúmeras mortes, Babilônia deixou Jerusalém como seu escravo, devedor de impostos pesados, e por fim, levou cativo grande parte do povo. Por anos Jeremias vinha dia a dia trazendo a mensagem ao povo de Jerusalém de como seus caminhos eram maus perante os olhos de Deus. Por anos foi ignorado. Por anos foi considerado um inimigo. Jerusalém nunca deu ouvidos ao que Jeremias dizia. Jamais houve no coração daquele povo tão bem sucedido arrependimento pelos seus maus caminhos. Imaginaram que sua prosperidade era bênção de Deus. Praticavam as festas ordenadas por Deus, mas apenas para cumprir regras, nunca para levar ao sentido correto das festas. Deixaram de ver a verdade, a de que Deus estava mesmo era sendo misericordioso. 
    Nada disto é muito diferente nos dias de hoje. Muitos de nós ouvimos e lemos sobre o que Deus nos pede. Arrependimento. Evangelho verdadeiro. Amor e perdão ao próximo. Amor sincero a Deus. Santidade. Deixar as nossas buscas incensantes pelo vento. Viver piedosamente. Largar o pecado. Mas o que estamos de fato fazendo?! De fato, estamos vivendo como nos prósperos dias de Jerusalém. Acreditando que Deus está nos abençoando (Ele está tendo misericórdia de nós). Festejando com muitas bebidas e músicas, até colocando Deus em nossos agradecimentos. Buscando o sucesso. Buscando o saber e conhecer mais e mais. Buscando desvendar todas as coisas. De fato, poucos são os que realmente estão vendo o fim em que tudo isto vai dar. Até mesmo alguns daqueles que Deus preparou para preparar o caminho, avisar ao povo, até mesmo estes estão mais preocupados com os ouros de seus templos. 
    Não espere para se lamentar. Não aguarde esperando que quando Deus lançar fora Sua misericórdia ainda haverá tempo para voltar ao caminho certo. O tempo é hoje! Jeremias é muito conhecido como o "profeta chorão". Quantos de nós estaremos no meio daqueles que chorarão quando Jesus voltar? Nenhum conhecimento, nenhuma riqueza, nenhuma força aguentará com o peso do juízo Divino. Caminhemos para Jesus enquanto é tempo, pois quando a trombeta soar o choro e ranger de dentes será a única coisa que sobrará para aqueles que decidiram por viver uma vida longe de Deus.




Nenhum comentário:

Postar um comentário