quarta-feira, 22 de março de 2017

Quem sou eu?

"Amados, agora, somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que haveremos de ser. Sabemos que, quando Ele se manifestar, seremos semelhantes a Ele, porque haveremos de vê-Lo como Ele é."
1 João 3:2

    Ninguém sabe ao certo quando foi. Se foi há mil anos ou milhares ninguém pode afirmar. O que é certo é que quando Adão e Eva pecaram no Éden sua atitude nos deu o legado que só será encerrado na volta de Cristo. Pecamos e somos falhos (leia Provérbios 20:9 e 1 João 1:8). Somos diariamente alimentados com a ração mundana para que busquemos tudo o que nos é possível. Assim, ficamos avarentos, gananciosos, orgulhosos, inimigos uns dos outros, maldizentes, incapazes de amar, subjugamos as pessoas; nos estarrecemos com o que verdadeiramente somos quando vemos a indústria do agronegócio que já é rica buscar se enriquecer ainda mais, ainda que seja com a morte do seu próprio consumidor (talvez sejamos apenas mais um boi da cadeia alimentar para eles!). Somos assim, imagem e semelhança de Deus distorcida. Nessa busca atemorizante gastamos bilhões só para confirmar a tese de que o universo se criou a si mesmo. Assim, quem sabe, o peso de que Deus existe caia de nossos ombros, pois bem queremos mesmo é que Ele não exista, afinal, só Ele para nos manter diante da moral e da justiça. Sem Ele, tudo nos será lícito, de chupar bala Halls á matar quem bem desejarmos. E assim vivemos. Conhecedores de toda regra do futebol, mas sem nenhum conhecimento de Deus, de quem de fato somos. E assim adoramos. Consumindo cada balada, cada gota daquela lora gelada, levantando a mão pra cada festa, mas nunca dando verdadeiramente o coração pra Deus. E assim, a ração vai fazendo efeito. Com o pecado nos guiando, vamos dia a dia buscando coisas. Então, talvez um dia descubramos que a pergunta certa não é "quem somos?", mas sim "o que buscamos?"; "[...]porque as coisas que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas." (2 Coríntios 4:18). 
    Somos imagem e semelhança de Deus. Criados antes mesmo de estarmos num ventre materno. Desejados e amados antes mesmo que o mundo fosse mundo. Limitados, mas muito amados por Deus. Se o pecado veio ao mundo por Adão e Eva. A salvação veio por Jesus Cristo, e ela está a nossas mãos antes mesmo de que Deus dissesse "Haja luz". Não fomos lançados na galáxia pelo propósito de trabalhar, comer, beber e dormir. Não viemos ao mundo para sermos apenas mais uma fagulha no universo. Em Deus descobrimos quem somos. Em Jesus nos revelamos o que devemos viver. Pelo Espírito Santo somos guiados aos propósitos da vida eterna. "como escaparemos nós, se negligenciarmos tão grande salvação?[...]" (Hebreus 2:3). Que hoje vivamos não apenas longe do pecado, mas de fato, longe de sermos negligentes conosco mesmo.






Nenhum comentário:

Postar um comentário